Siga-nos

Sem categoria

Odontopediatra dá dicas de saúde bucal para crianças

Publicado

em

Camila Manchini

Profissional da Sorridents sugere alimentos que ajudam na prevenção da higiene dos dentes dos baixinhos

Alguns alimentos ajudam na prevenção da higiene dos dentes dos baixinhos | Foto: Reprodução www.clinicadentalmagallanes.com

Alguns alimentos ajudam na prevenção da higiene dos dentes dos baixinhos | Foto: Reprodução www.clinicadentalmagallanes.com

Com objetivo de ajudar os pais sobre saúde bucal na infância, a odontopediatra da rede Sorridents, Dra. Juliana Benetti, indica algumas maneiras de manterem a higiene dos pequenos em dia.

Para crianças que não param um minuto e “esquecem” de escovar os dentes após as refeições, há como diminuir os riscos de doenças dentárias com alguns truques. “Existem alguns alimentos, conhecidos como detergentes, que ajudam na limpeza e previnem problemas de saúde como a gengivite, o mau hálito e a cárie. Maçã, pera, kiwi, melancia, cenoura, acelga e pepino, por exemplo, auxiliam na higiene dos dentes de quem faz as refeições fora de casa e acaba postergando a escovação”, explica.

Além disso, esses alimentos, que ajudam a manter uma alimentação saudável, também trazem benefícios para a nossa boca. “A vitamina C, por exemplo, participa da formação de colágeno, que é componente fundamental das gengivas. Goiaba, acerola, laranja e limão, podem virar sucos saborosos e garantir que as crianças não sofram com o incômodo da gengivite”, indica.

E como não pode faltar, os doces ainda continuam sendo vilões. A odontopediatra recomenda o consumo moderado de alguns alimentos. “O mel e o açúcar, refrigerantes, balas, bombons, bolachas doces e recheadas, gomas de mascar e outras guloseimas consumidas no dia a dia, ao contrário dos alimentos fibrosos, produzem ácidos que reduzem o PH da saliva, o que aumenta a proliferação de bactérias e o risco do desenvolvimento da lesão de cárie”.

Mesmo com essas dicas, a escovação nunca deve ser esquecida. “É importante que a criança faça a higiene bucal pelo menos de manhã e antes de dormir”. De acordo com a ABO, escovando os dentes duas vezes ao dia é possível reduzir em mais de 70% o índice de cáries. “E lembre-se, os pais devem acompanhar essa higienização até os oito anos de idade”, finaliza.

Fachada das Clínicas Odontológicas Sorridents | Foto: Divulgação

Fachada das Clínicas Odontológicas Sorridents | Foto: Divulgação