Connect with us

Sem categoria

O primeiro padre espanhol infectado por ebola já está em Madrid

Publicado

em

Sandra Cristina | Correspondente na Espanha

01O religioso Miguel Pajares, o primeiro infectado pelo vírus ebola, e a missionaria Juliana Bohe, chegaram à Espanha na manhã de ontem, 07, e foram direto para o hospital Carlos III de Madrid, onde estão internados para receber tratamento.

Miguel Pajares apresenta uma “situação clínica estável” segundo o primeiro informe Médico depois de sua chegada, enquanto que a missionária, que não está infectada, encontra-se em “um bom estado geral”.

Duas ambulâncias equipadas com os meios de isolamento biológico transladaram os pacientes desde o aeroporto até o hospital onde entraram por uma porta diferente da habitual, enquanto que um helicóptero da Policia Nacional sobrevoava a zona.

No Hospital Carlos III estão ativados os protocolos marcados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que garantem um risco mínimo para a atenção aos pacientes com esse tipo de enfermidade infecciosa.

A diretora geral da Saúde Pública, Mercedes, explicou que todos os trâmites foram realizados para que “a segurança esteja absolutamente garantida para toda a sociedade e todos os espanhóis”.

Por sua parte, a Federação de Associações para a Defesa da Saúde Publica, duvida de que a repatriação de enfermos de ebola seja uma “medida apropriada” devido aos cortes financeiros que sofreu o hospital onde se encontra internado o padre, o que desmente a direção do hospital, esclarecendo que não existe perigo de contaminação por falta de estrutura material ou financeira.

O governo espanhol gestou e pagou os custos da repatriação dos religiosos Miguel Pajares e da monja Juliana Bohé, mas vai iniciar os trâmites para que a Ordem São João de Deus, a qual pertencem os religiosos, assuma os gastos, uma vez que foi a Ordem que solicitou os traslados.