Siga-nos

Sem categoria

O novo aeroporto de Barreiras

Publicado

em

Osmar Ribeiro

Segundo a Seinfra, ainda não há previsão de início das obras de ampliação e reforma do Aeroporto Dom Ricardo Weberberger, o aeroporto de Barreiras

Novo terminal aeroportuário de Barreiras passará a integrar a categoria 4C | Foto: Gabrielle Ferreira

Novo terminal aeroportuário de Barreiras passará a integrar a categoria 4C | Foto: Gabrielle Ferreira

Muito se comenta sobre a ampliação do aeroporto de Barreiras, o Aeroporto Dom Ricardo Weberberger. Políticos têm discursado, prometido, mas as obras estão ainda muito distantes de serem realizadas. No dia 02 de junho, próximo passado, durante visita à Bahia Farm Show, o atual governador da Bahia, Rui Costa, informou em discurso a ampliação do aeroporto de Luís Eduardo Magalhães. Isso deixou os barreirenses apreensivos, já que a cidade vizinha caminha a passos largos rumo ao desenvolvimento e Barreiras amarga uma completa inércia, vislumbrando aí a possibilidade das obras do aeroporto de Barreiras serem deixadas para depois.

Diante desta preocupação dos barreirenses, a reportagem do Falabarreiras procurou a Seinfra – Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, no intuito de esclarecer as dúvidas referentes a esta significativa obra para o desenvolvimento da cidade e região oestina. Segundo a Seinfra, a Secretaria de Aviação Civil (SAC/PR), por intermédio do Banco do Brasil, está desenvolvendo o Projeto básico para a ampliação. Daí é que, também por intermédio do Banco do Brasil é que a SAC irá preparar as licitações, e somente após o processo licitatório é que serão informados a empresa ganhadora e cronograma para obras.

Está previsto no projeto, a reforma da pista de pouso e decolagem e o pátio do aeroporto. Após a reforma, o aeroporto terá capacidade para receber Aeronaves tipo 737-800, que são boeings que comportam em média entre 160 e 189 pessoas – entre tripulação e passageiros.

Será construído um novo terminal de passageiro (TPS), ampliando o existe para o dobro, com estacionamento de 8 aeronaves ATR72 (capacidade para 72 pessoas entra tripulação e passageiros) para atender à nova categoria do aeroporto e a seção de contraincêndio será ampliada para atender a nova categoria do sescinc – Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis. A pista de pouso e decolagem será ampliada em 300 metros de comprimento e
45 de largura, a nova área já está cercada.

A ampliação do aeroporto de Barreiras se faz necessária devido à demanda, à boa infraestrutura do sítio aeroportuário e importância regional. A atual categoria do aeroporto de Barreiras é a 3C, após a reforma passará para a 4C e sua classificação passará a ser regional.

Operam em Barreiras a Passaredo e a Azul e comenta-se que existe um interesse da Avianca e da Gol operarem no Dom Ricardo Weberger. A operação de novas empresas aéreas depende da infraestrutura do aeroporto e da decisão comercial destas empresas. O atual aeroporto tem capacidade para mais voos diários.

O novo terminal de passageiros será ampliado para o dobro do existente | Foto: Gabrielle Ferreira

O novo terminal de passageiros será ampliado para o dobro do existente | Foto: Gabrielle Ferreira

Outras matérias a respeito de aeroporto de Barreiras:

Aeroportos regionais baianos recebem R$ 548 milhões em investimentos, Barreiras é contemplada

Aeroporto de Barreiras será beneficiado com obras de ampliação da pista e novo terminal

Aeroporto de Barreiras e de outros municípios baianos recebem caminhões contra incêndio