Siga-nos

Sem categoria

Notícias falsas na política é tema de painel no Encontro de Prefeitos

Publicado

em

Doutor em Filosofia Política, o jornalista Francisco Viana vai falar sobre o assunto no dia 17 de março, sábado, às 15h30

“Notícias falsas na Internet – O que fazer para combater?”. O tema faz parte da programação do 6º Encontro de Prefeitos. Realizado pela União de Municípios da Bahia (UPB), o evento, que prevê a participação de 700 pessoas entre prefeitos, secretários, técnicos, acontece nos dias 16 e 17 de março, no Senai Cimatec, em Salvador.

Esse painel será realizado no dia 17 de março, às 15h30. O jornalista, comunicador e escritor Francisco Viana é quem vai apresentar o tema. Ele é formado pela Universidade Federal da Bahia e tem Mestrado e Doutorado em Filosofia Política pela PUC/São Paulo. O Painel também conta com a participação de um representante do Grupo Especializado de Repressão aos Crimes por Meios Eletrônicos, da secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia.

De acordo com o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (Gpopai) da Universidade de São Paulo (USP), cerca de 12 milhões de pessoas difundem notícias falsas sobre política no Brasil. Em ano eleitoral, como 2018, o compartilhamento dessas conhecidas fake news ganha ainda mais protagonismo. E esse foi o principal motivo para a escolha do tema no 6º Encontro de Prefeitos.

“Fake news são as novas pragas modernas. Desinformam, desorientam… Seus impactos sobre as reputações são amplificados pelas redes sociais”, afirma o jornalista Francisco Viana. Muito mais que falar sobre o tema, ele vai mostrar o que fazer para combater as notícias falsas e as estratégias que podem ser adotadas para diminuir essa vulnerabilidade e promover uma educação virtual.

Estão entre os parceiros e patrocinadores do evento: o Governo do Estado da Bahia, Agersa, Bahiagás, Bradesco, Confederação Nacional de Municípios (CNM), Conishi, Desenbahia, E&L Sistema, Use Telecom, EGBA, Embasa, Grupo Dias, IEL/FIEB, Nutricash e Sebrae.

Fonte: Ascom UPB

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *