Siga-nos

Sem categoria

Mais da metade dos casos de Aids se dá por falta de proteção

Publicado

em

Sandra Cristina | Correspondente na Espanha

aids-01Na data em que se comemora o Dia Internacional de Luta Contra a AIDS, a Espanha traça o novo perfil do portador do vírus HIV. São homens homosexuais com idade entre 25 e 34. Mais da metade dos casos, 53,9%, se contraiu, segundo a Secretaria de Saúde, por práticas sexuais sem uso de proteção.

A via sexual é o principal modo de transmisão de HIV. 80% dos casos chegam por essa via, dado que a incidência entre a população homosexual tem que se somar o sexo sem proteção entre heteroxesuais, causa de 26% dos casos. A tendência segue entre os nascidos fora da Espanha, são cada um entre 3 novos afetados. Esta média é superior entre mulheres, onde as imigrantes são mais da metade, um feito que pode aplicar-se pela condição de vítimas de exploração sexual de muitas delas.

Depois dos espanhóis, a maior taxa se registra entre a população latinoamericana (15,1%), as estatísticas ainda mostram uma baixa de pontuação entre os afetados por usos de drogas injetáveis, que são 3,4% do total.

A Fundaçao Triângulo, dedicada à defesa da igualdade social de lesbianas, gays, bisexuais e transexuais, realiza grátis testes de detecção do HIV por se preocupar com o aumento dos casos. Segundo nos informou, entre 7 e 8% das mais de 400 pessoas que a cada ano procuram a fundação para realizar a prova, dá positivo.

Quando a prova dá positiva, o afetado é encaminhado a um centro médico para que as análises de sangue confirmem o resultado. O trabalho da fundação se torna muito necessário, principalmente com os estrangeiros sem cartão de saúde pública, uma vez que a burocracaia ainda dificulta em muito a inclusão destes, no serviço público gratuito.

Toda a Europa registrou no ano pasado mais de 142 mil contágios pelo vírus da Imunodeficiencia Adquirida, cifra que supõe um record anual, segundo informações da Organização Mundial de Saúde. É um número jamais registrado apesar de todos os esforços para controlar a doença.

Barreiras Notícias - Fala Barreiras