Siga-nos

Sem categoria

Lojistas convocam a CDL Barreiras para representá-los contra a venda ilegal de confecção

Publicado

em

Ascom CDL

Após ser convocada por lojistas do segmento de Moda e Confecção para tratar sobre a concorrência desleal que o comércio informal está provocando, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras vem desde então, acionando os órgãos responsáveis pela fiscalização desse mercado.

01o dia 20 de fevereiro aconteceu a primeira reunião. Na oportunidade, os lojistas protestaram contra a concorrência que vem sofrendo nos últimos tempos, e que se sentem prejudicados com a venda de mercadoria muito abaixo do valor comercializado no mercado convencional.

Segundo os empreendedores presentes na reunião, devido ao baixo preço das mercadorias comercializadas, em especial por comerciantes da Feira da Vila Rica, o faturamento mensal está cada vez mais, diminuindo. Eles acreditam que isso está acontecendo pela falta de fiscalização por parte dos órgão públicos, que não coíbem esse ato. Eles fazem essa reclamação voltada para os comerciantes que vem de outras cidades para se instalar na Feira livre.

De acordo com o presidente da CDL, Rider Castro, a Entidade não irá descansar até encontrar soluções para controlar essa situação.

“Iremos cobrar dos órgão públicos, medidas fiscalizatórias para que o nosso lojista não passe por essa concorrência desleal”, disse o presidente da CDL, Rider Castro.

Após o primeiro encontro, a CDL junto aos lojistas desse segmento, procuraram a Secretaria da Fazenda no dia 06 de março, para levar o caso até eles, e solicitar medidas fiscalizatórias.

“Nós não estamos buscando medidas para acabar com o comércio informal, queremos apenas que cada comerciante saiba respeitar o espaço do outro e, nesse caso o que os lojistas estão apresentando, são fatos injustos de um mercado que cresce cada vez mais e não contribuem, ou não tem as mesmas despesas de uma empresa legalizada”, afirma Rider.

De acordo com o inspetor fiscal fazendário, Miguel Medrado de Oliveira, a Sefaz realiza regularmente fiscalizações para evitar que casos como esses aconteçam, mas devido as queixas dos lojistas, irá reforçar os trabalhos. O inspetor ressalta ainda que, este caso deve ser tratado diretamente com a prefeitura municipal de Barreiras, que é a responsável pelo controle desse comércio.

Em seguida, no dia 09 de março a CDL realizou em sua sede, reunião com o secretário de Indústria e Comércio, o vice-prefeito, Carlos Augusto Barbosa Nogueira (Paê), junto aos lojistas. Na ocasião foi apresentado para o secretário de Indústria e Comércio os problemas já citados. Ele ouviu cada um e disse que nesse primeiro momento iria fazer uma análise do que a prefeitura já tem em registro sobre casos como esse, e assim atualizá-los a esse respeito.