Siga-nos

Sem categoria

Inscrições abertas para IV Jornada de Agroecologia da Bahia

Publicado

em

Ascom Incra/BA

Foto: cedida pela Teia de Agroecologia dos Povos

Foto: cedida pela Teia de Agroecologia dos Povos

A IV Jornada de Agroecologia da Bahia está com inscrições abertas. O evento, que tem apoio do Incra, acontecerá entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, no assentamento Terra Vista, situado no município de Arataca, no Litoral Sul. A temática deste ano será “Terra, Território e Poder”.

Os interessados podem inscrever-se no blog do evento.

A jornada se constitui num espaço de discussão, articulação e troca de experiências entre assentados, agricultores familiares, quilombolas e indígenas, educadores e jovens da Bahia e de outros estados.

Foto: cedida pela Teia de Agroecologia dos Povos

Foto: cedida pela Teia de Agroecologia dos Povos

Desde 2012, o evento é organizado pela Teia de Agroecologia dos Povos. A ação tem agregado e disseminado experiências e aprendizados ancestrais e contemporâneos. Trata-se de uma rede sociopolítica e cultura pelo direito a terra e pela agroecologia.

Sobre o assentamento
O Terra Vista é uma área de reforma agrária agroecológica e que se destaca por ser o primeiro a produzir chocolate orgânico artesanal. Além disso, produz mudas arbóreas e frutíferas típicas da Mata Atlântica para reflorestamento.

A educação também se sobressai no assentamento com dois centros educacionais, o Florestan Fernandes, construído pelo Incra, onde são ofertados cursos do Programa de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Ainda há o Colégio Estadual Milton Santos que oferece seis cursos técnicos profissionalizantes e atrai estudantes de vários municípios. Ao todo, são 1,1 mil alunos que estudam no assentamento.

Programação
A programação prevê a realização de debates, de feiras culturais com trocas de sementes, oficinas e minicursos, envolvendo práticas agroecológicas. A iniciativa também promove dicas de saúde e alimentações, onde são valorizados os saberes tradicionais.

Outro destaque é a Ciranda, espaço lúdico e sociopedagógico voltado às crianças que participam do evento. Além disso, haverá rodas de capoeira e cantos e torés indígenas.