Siga-nos

Sem categoria

Governo municipal desativa Banda 26 de Maio; um golpe à cultura

Publicado

em

Osmar Ribeiro*

Governo-municipal-desativa-Banda-26-de-Maio;-um-golpe-a-cultura-01Na última sexta-feira (10), a Prefeitura de Barreiras publicou o Decreto nº 33/2017, suspendendo as atividades da Banda 26 de Maio pelo período de 120 dias. Segundo o Decreto, a suspensão é para que se reestruture o regimento da Banda.

Segundo a nota enviada pela Diretoria de Comunicação do município (Dircom), a Prefeitura de Barreiras suspendeu as atividades da Banda para promover os ajustes jurídicos e as medidas de estruturação funcional, regimental, administrativa e financeira, para valorização da Banda 26 de Maio e seus integrantes.

Músicos da Banda 26 de Maio, que foi criada pela Lei 93 de 1989, comemorando já seus 28 anos de atividades, foram pegos de surpresa e questionam “porque suspender, se poderíamos continuar ensaiando, fazendo apresentações. Nosso trabalho não iria atrapalhar em nada a adequação a ser realizada”, disse um deles.

“A Banda 26 de Maio é um patrimônio cultural de Barreiras. Vamos preservar sim, aliás, estamos buscando medidas para valorizar os músicos, com remuneração definida dentro das rubricas financeiras do município, novos instrumentos, local para ensaios e tudo que for necessário, tendo o cuidado de promover o amparo legal para todas estas medidas”, disse o prefeito Zito Barbosa.

Se aproxima o aniversário da Cidade, data que dá denominação à Banda, um dia de comemorações quando a Banda costumava fazer lindas apresentações e que neste ano não se apresentará. Este é um golpe rasteiro à cultura barreirense.

* Com informações e foto da Dircom Barreiras