Siga-nos

Sem categoria

Fórum apresenta os avanços e as dificuldades para o desenvolvimento do Matopiba

Publicado

em

Forum-apresenta-os-avancos-e-as-dificuldades-para-o-desenvolvimento-do-Matopiba-01Infraestrutura, logística, irrigação e biotecnologia foram os principais temas abordados no Fórum “Matopiba: potencialidades e desafios”. O debate foi realizado no dia 24 de maio, no auditório da Fundação Bahia, e abriu a programação técnica da Bahia Farm Show 2016.

Durante o encontro, os especialistas explicaram as características produtivas do Matopiba e falaram sobre as principais dificuldades para a expansão da produção regional.

Segundo o presidente da Aiba, Júlio Busato, a região vem apresentando um crescimento acelerado que não está sendo acompanhado pelo desenvolvimento da infraestrutura local. Ainda segundo ele, hoje se produz em 2,2 milhões de hectares no Oeste da Bahia e outros 2,5 milhões serão incorporados futuramente. Outra característica promissora para ele é a irrigação, que hoje abrange cerca de 122 mil hectares de área produtiva.

Houve um questionamento sobre a existência de algum fundo de investimento do poder público para o Matopiba. Júlio Busato respondeu, explicando que não existe um fundo específico, mas as parcerias entre as instituições privadas e o governo do estado são importantes para garantir financiamentos junto ao Banco Mundial, já que só na região são mais de 7mil km de estradas que precisam ser mantidas.

Representando o governador da Bahia, o secretário estadual da Agricultura, Vitor Bonfim ponderou que a capacidade de investimento do país está reduzida e na Bahia não é diferente. “O governador foi à China, conseguir investimentos para retomar as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e a construção de novos portos, o que irá beneficiar e muito a região do Matopiba”.

* Com informações da Ascom BFS

Barreiras Notícias - Fala Barreiras