Siga-nos

Sem categoria

Entenda tudo sobre o sinal amarelo: Pode passar?

O sinal amarelo: É preciso conhecer bem sobre ele

Publicado

em

Muitas pessoas, e você pode estar incluso nessa lista, passam no sinal amarelo, sem se preocupar com o que isso pode acarretar.

Aliás, existem também muitas dúvidas a respeito de passar no sinal amarelo: será que dá multa? É para parar ou para avançar quando o semáforo encontra-se amarelo?

Tirar essas dúvidas irá lhe auxiliar bastante, porque você vai conseguir evitar problemas como multas, que vão pesar muito no seu bolso, e até mesmo evitar a ocorrência de acidentes.

Assim, veja algumas dúvidas comuns e alguns mitos que são divulgados por aí serem desmistificados de vez.

Pode passar a noite ou de madrugada em um sinal amarelo que está piscando? Passar abaixo do limite de velocidade em um sinal amarelo irá gerar multa?

Não deixe de acompanhar esse texto até o final para ficar sabendo a respeito de tudo sobre o sinal amarelo.

O sinal amarelo: É preciso conhecer bem sobre ele

O grande problema existente a respeito desse assunto é que a maior parte das pessoas não faz nenhuma ou muita pouca ideia sobre a sinalização de trânsito, já que muitas não veem nada sobre ela desde a época que fizeram a auto escola.

Conhecer tudo sobre sinalização permite então que você possa dirigir com uma maior segurança e possa evitar problemas como as multas, que costumam pesar muito no bolso.

O sinal verde, como todo mundo sabe, indica que há a permissão para que o motorista, seja de qual for o veículo, possa prosseguir na direção que está indo.

Assim, ao prosseguir com o sinal verde ele estará respeitando as regras relacionadas com a circulação de veículos e com a conduta correta do trânsito.

Por outro lado, o amarelo do sinal significa atenção, e é um alerta para que o condutor diminua a velocidade a que está dirigindo para que seja possível parar o veículo com uma maior segurança.

É importante, quando o sinal está amarelo, ir reduzindo a velocidade do veículo e observar se o carro que vem atrás está numa distância que é segura para que se possa frear também o automóvel.

Por último, temos o sinal vermelho, que obriga os condutores a pararem os veículos no semáforo, garantindo assim a segurança deles, das pessoas que estão atravessando a faixa de pedestres e dos veículos em outras direções.

Apenas com essas regras mais básicas de sinalização já é possível compreender bem o que fazer em cada uma dessas situações, evitando parar no sinal quando a luz está verde e prosseguir no momento em que ela se encontra vermelha.

Mas estando amarela, há alguma atitude que seja errada?

Passar quando o sinal está amarelado pode gerar multa?

Uma das maiores dúvidas dos condutores a respeito do sinal amarelo é se passar quando a luz está dessa cor pode vir a gerar multa para eles.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o CTB, não há nenhuma forma de regulamentação a respeito do sinal amarelo trazer algum tipo de penalidade.

Quando alguém avança com o semáforo vermelho, isso gera uma infração que é gravíssima, então essa é uma situação de penalidade.

Se você vem dirigindo a uma certa distância e o sinal está amarelado, a melhor opção é sempre ir reduzindo a velocidade aos poucos, para quando a luz chegar no vermelho não ultrapassar o semáforo e ser multado.

Aliás, isso é o que acontece com muitos motoristas, que aceleram quando veem o sinal amarelo, mesmo estando muito distantes, e acabam passando quando a luz já está vermelha, sendo então penalizados.

A troca das cores do sinal é algo rápido e serve para estar avisando ao motorista, por isso mesmo que é importante respeitá-las.

O que é mais indicado de se fazer com o sinal amarelo?

A ideia do sinal amarelo é justamente evitar que ocorram acidentes nas vias, trazendo maior segurança para todos.

Imagine que essa coloração não existisse, e o sinal fosse do verde direto para o vermelho.

As pessoas iam frear bruscamente ou passar sempre no sinal vermelho pela velocidade de troca da cor, o que ia gerar muitos acidentes e multas diversas.

O mais indicado é você sempre parar, a não ser que já esteja muito perto do sinal e tenha acabado de amarelar, pois frear poderá gerar acidentes, ainda mais se o carro de trás estiver muito veloz.

Por isso, sempre inicie a frenagem do carro de forma segura, evitando tanto que você passe direto no sinal e pegue quem sair na pista transversal, quanto que o seu carro seja acertado por trás por outro veículo.

E o sinal amarelo piscando à noite ou madrugada?

Nessas situações, em que o sinal amarelo está piscando durante o período da noite ou da madrugada, significa que a passagem dos veículos está livre, mas que é preciso atenção na via.

Você deve sempre passar em uma velocidade reduzida e segura, evitando assim riscos de ser multado por excesso de velocidade.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barreiras Notícias - Fala Barreiras