Siga-nos

Sem categoria

Dolutegravir será usado pelo SUS no tratamento de HIV

Publicado

em

Larissa Marçal

Acordo com o Ministério da Saúde permitirá acesso ao dolutegravir para tratamento de HIV dentro do Sistema Único de Saúde (SUS)

dolutegravir-sera-usado-pelo-sus-no-tratamento-de-hiv-01A ViiV Healthcare, companhia global especializada em HIV — que tem como sócia majoritária a GSK, e as empresas Pfizer Inc. e Shionogi Limited como acionistas — confirma hoje que a GSK, empresa distribuidora no Brasil, finalizou um acordo com o Ministério da Saúde brasileiro para o fornecimento de Tivicay® (dolutegravir). Este é o maior acordo firmado até o momento para a distribuição do Tivicay . O anúncio feito pelo Ministério da Saúde em 28 de Setembro afirma que o medicamento será colocado à disposição de pessoas vivendo com HIV/AIDS e que nunca receberam tratamento. a partir de janeiro de 2017.

Segundo o acordo, a ViiV Healthcare irá prover para o Ministério brasileiro aproximadamente 1,3 milhões de frascos de comprimidos de dolutegravir 50mg nos próximos 12 meses. De acordo com o Ministerio da Saúde, aproximadamente 100 mil pessoas que vivem com HIV no Brasil serão beneficiadas. 1

Jacopo Andreose, VP Head of International ViiV Healthcare afirma: “Este acordo com o Ministério da Saúde representa outro marco importante no nosso compromisso de garantir que mais opções de tratamentos estejam disponiveis para pacientes que vivem com HIV/AIDS. Um acordo desta escala realmente demonstra nossa capacidade como empresa de cumprir nossa promessa de aumentar o acesso a tratamentos inovadores contra o HIV em todo o mundo.”

Fazer com que o dolutegravir seja disponibilizado no sistema únicode saúde (SUS), demonstra a estratégia da ViiV Healthcare de estabelecer parcerias com os governos para promover um amplo acesso aos medicamentos mais necessitados, levando em consideração a renda nacional bruta (RNB) do país, epidemiologia do HIV e outras necessidades específicas .

De acordo com a UNAIDS, o Brasil tem a maior prevalência de HIV na América Latina, com 47% dos estimados 1,7 milhões de pessoas vivendo com HIV/AIDS na região (aproximadamente 800.000 pessoas). 2 O Ministério da Saúde relatou que 48 mil novos pacientes iniciaram o tratamento de HIV até Agosto de 2016. 3

Sobre o dolutegravir:
Dolutegravir (Tivicay®) é um inibidor de transferência da cadeia da enzima integrase (INSTI) para a utilização em combinação com outros agentes antirretrovirais no tratamento de HIV. Os inibidores de integrase bloqueiam a replicação do HIV impedindo que o DNA viral se integre no material genético das células imunitárias humanas (células T). Esse degrau é essencial no ciclo de replicação do HIV e também é responsável pelo estabelecimento da infecção crônica. O Tivicay é aprovado em mais de 90 países da América do Norte, Europa, Ásia, Austrália, África e América Latina.

Tivicay é uma marca registrada do grupo de empresas ViiV Healthcare.

Sobre a GSK:
GSK é uma das principais empresas farmacêuticas e de cuidados com a saúde do mundo — está empenhada em melhorar a qualidade da vida humana, permitindo que as pessoas façam mais, se sintam melhor e vivam por mais tempo. Para mais informações visite: www.gsk.com

Sobre a ViiV Healthcare:
ViiV Healthcare é uma empresa global especializada em HIV, criada em novembro de 2009 pela GlaxoSmithKline (LSE: GSK) e pela Pfizer (NYSE: PFE), dedicada a oferecer avanços no tratamento e cuidados para pessoas que vivem com HIV. Shionogi juntou-se em outubro de 2012. O objetivo da empresa é tomar medidas mais profundas e mais amplas em HIV / AIDS do que qualquer empresa já fez e realizar uma nova abordagem para a entrega de medicamentos eficazes e novos tratamentos de HIV, bem como apoiar as comunidades afetadas pelo vírus.

Referências:
1 Ministério da Saúde, Brasil. Saúde oferece melhor tratamento no mundo para HIV / AIDS. 26 de setembro de 2016. https://translate.google.co.uk/translate?hl=en&sl=auto&tl=en&u=http%3A%2F%2Fportalsaude.saude.gov.br%2Findex.php%2Fcidadao%2Fprincipal%2Fagencia-saude%2F25857-saude-oferecera-melhor-tratamento-do-mundo-para-hiv-aids. Último acesso em Novembro 2016.

2 Ministério da Saúde, Brasil. Saúde oferece melhor tratamento no mundo para HIV / AIDS. 26 de setembro de 2016. https://translate.google.co.uk/translate?hl=en&sl=auto&tl=en&u=http%3A%2F%2Fportalsaude.saude.gov.br%2Findex.php%2Fcidadao%2Fprincipal%2Fagencia-saude%2F25857-saude-oferecera-melhor-tratamento-do-mundo-para-hiv-aids. Último acesso em Novembro 2016.

3 Ministério da Saúde, Brasil. Saúde oferece melhor tratamento no mundo para HIV / AIDS. 26 de setembro de 2016. https://translate.google.co.uk/translate?hl=en&sl=auto&tl=en&u=http%3A%2F%2Fportalsaude.saude.gov.br%2Findex.php%2Fcidadao%2Fprincipal%2Fagencia-saude%2F25857-saude-oferecera-melhor-tratamento-do-mundo-para-hiv-aids. Último acesso em Novembro 2016.

Barreiras Notícias - Fala Barreiras