Siga-nos

Sem categoria

DNCL no oeste baiano reúne mais de 900 crianças

Publicado

em

Ascom Aciagri

Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) reúne mais de 900 crianças no oeste baiano

Fotos: Ascom Aciagri

Fotos: Ascom Aciagri

Um saldo positivo de 930 crianças. Esse foi o resultado do Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) Portas Abertas promovido nos dias 18 e 20 de agosto, nas unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas de Barreiras, Rosário e Roda Velha, gerenciadas pela Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) e pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV).

Realizado anualmente no mês de agosto, o DNCL promove uma série de atividades socioeducativas voltadas para agricultores, escolas, distribuidores, autoridades e comunidade, entre elas, o Porta Abertas. O objetivo é celebrar os excelentes resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e reconhecer os elos da cadeia do Sistema Campo Limpo (agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e Poder Público).

Nesta edição, nove escolas da rede municipal e estadual de ensino dos municípios de Luís Eduardo Magalhães, São Desidério e Correntina participaram do Portas Abertas no oeste baiano. Além de atividades de recreação, crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer melhor as boas práticas do sistema campo limpo. Em Rosário, estudantes formandos do curso técnico agrícola da Escola Estadual de Correntina, acompanhados do coordenador regional de Operações do inpEV, Fabio Macul, visitaram a unidade e conheceram passo a passo dos procedimentos internos do sistema campo limpo na central.

Para a professora, Enice Kátia Bastos dos Santos, diretora na Escola Municipal Waldeck Ornelas, em Roda Velha, município de São Desidério, o Portas Abertas “é a oportunidade que o aluno tem em conhecer como funciona uma unidade de recebimento de embalagens vazias, mas principalmente sobre a forma correta de manusear e destinar essas embalagens para a reciclagem”, disse. Este é o segundo ano que a Escola participa da atividade, e já confirmou a adesão ao Programa de Educação Ambiental (PEA), uma iniciativa do Sistema Campo Limpo em parceria com as secretarias municipais de Educação, núcleos de ensino e coordenação pedagógica, que reforça em sala de aula, o compromisso do inpEV com a conscientização e implantação de boas práticas no campo, principalmente no trabalho de logística reversa. Ao final, o Programa premia os melhores trabalhos em redação e desenho.

O DNCL foi oficializado no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008.