Siga-nos

Sem categoria

Diretoria do Sebrae busca parcerias para desenvolvimento dos pequenos negócios

Publicado

em

Cheilla Gobi

Em visita ao Oeste baiano, diretores do Sebrae se reuniram com empresários, representantes de entidades e prefeitos

01Firmar parcerias para oferecer aos pequenos negócios ações integradas de desenvolvimento. Com esse objetivo, a nova diretoria do Sebrae Bahia se reuniu, nos dias 11 e 12 de março, com representantes de entidades parceiras do Oeste baiano. No total, foram quatro encontros, com diferentes parceiros, que aconteceram nos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

Nas reuniões, o superintendente do Sebrae Bahia, Adhvan Furtado, os diretores técnico e de atendimento da instituição, Lauro Ramos e Franklin Santos, respectivamente, e o gerente da Unidade Regional de Barreiras, Emerson Cardoso, discutiram ações com representantes da Fieb, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindilojas Oeste, Câmara de Dirigentes Lojistas dos municípios de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, Centro das Indústrias do Oeste da Bahia (Ciob), Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (Acelem) e prefeituras dos municípios Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

De acordo com o superintendente Adhvan Furtado, os encontros buscaram aproximar as entidades para unir forças na construção de um plano de ação integrado, visando o crescimento das micro e pequenas empresas do Oeste da Bahia. “É impressionante a pujança nos setores econômicos, agronegócio, serviços e comércio do Oeste, mas sabemos também que a região precisa de suporte, e é importante trabalhar de forma integrada para isso”, frisou.

Furtado destacou ainda o fortalecimento das políticas públicas para o ambiente de negócios, com ações que causem impacto no território regional. “O Sebrae é apenas um braço de atuação, com foco sempre no desenvolvimento das micro e pequenas empresas, no papel de levar qualificação. Mas também podemos ajudar a compor uma visão diferenciada do território, uma política de desenvolvimento”, completou o superintendente.

Poder público
Sobre o poder público, algumas ações foram propostas a partir de dois encontros, realizados nas prefeituras de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Entre elas, está a criação de fóruns regionais dos secretários municipais de Desenvolvimento. A ideia é discutir demandas dos municípios que servirão de base para a edição estadual do evento, e ainda para ganhar representatividade no Fórum Nacional. Outra proposta é o lançamento do Programa Líder, que tem como objetivo estimular os gestores públicos a atuar de forma empreendedora e em conjunto, para favorecer o desenvolvimento da região, numa parceria entre o Sebrae e o poder público.

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, juntamente do recém-empossado secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Sérgio Pitt, e da ex-titular da pasta, Rosangela Della Costa, receberam a comitiva no dia 11, em seu gabinete. Em Barreiras, a equipe do Sebrae foi recebida no dia 12, pelo vice-prefeito, Carlos Augusto Barbosa (Paê), que também é secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços, Mineração e Turismo do município.

“Estamos buscando, em parceria com os prefeitos, um pacto pelo desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Esse pacto envolve uma atuação específica do Sebrae e o comprometimento dos prefeitos, com ações voltadas, por exemplo, para a saúde do empreendedor, Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), Sala do Empreendedor e compras públicas. A intenção do Sebrae é sempre apoiar estas iniciativas”, explicou o superintendente Adhvan Furtado.

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães e o vice-prefeito de Barreiras aprovaram a ideia de discutir as propostas e construir o plano. “Queremos continuar com este trabalho em conjunto, objetivando sempre o desenvolvimento da nossa região. Essa parceria com o Sebrae é fundamental para que consigamos nos desenvolver cada dia mais”, disse Santa Cruz. Assim como ele, Carlos Augusto afirmou que a prefeitura de Barreiras também está de portas abertas para discutir os projetos apresentados pelo Sebrae.

Para o diretor-presidente da CDL de Barreiras, Rider Castro, que se reuniu com a nova diretoria no dia 12, “o Sebrae tem uma participação visível no desenvolvimento da região. Esse encontro é importante para reiterar as parcerias e fortalecer a união entre as entidades”, disse.

Nos próximos 30 dias, um técnico do Sebrae deve avaliar e dar andamento ao pacto de ações.

Barreiras Notícias - Fala Barreiras