Siga-nos

Sem categoria

Convênio viabiliza equoterapia para milhares de crianças carentes

Publicado

em

Daniela Silva | Ascom Seagri

Foto: Heckel Júnior

Foto: Heckel Júnior

“Esse convênio concretiza a realização de um sonho antigo”, disse a presidente da Associação Bahiana de Equoterapia (ABAE), Maria Cristina Guimarães, ao assinar na tarde de sexta-feira, 5, com a Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri),e a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos de Passeio e Esporte (ABCCPE), convênio para utilização das instalações do Parque de Exposições de Salvador, diariamente, para atendimento gratuito com sessões de equoterapia a crianças e adolescente de Salvador.

Para o secretario da Agricultura da Bahia, Jairo Carneiro, “a assinatura deste convênio é uma demonstração de que o governo do Estado, por meio da Seagri, cumpre seu papel social, possibilitando a reabilitação e a inclusão social de crianças com dificuldades motoras ou com necessidades especiais, através da infraestrutura e a logística do Parque de Exposições, para o tratamento com a equoterapia.

De acordo com o presidente da (ABCCPE), Bruno Machado, o convênio vai possibilitar o aumento do atendimento para crianças e adolescentes com dificuldades motoras e psíquicas, além de promover a inclusão social. “Estamos conseguindo aumentar a nossa meta de atendimento de 130 crianças em 2012, para quase 500 que já estão sendo atendidas este ano na associação”, declarou Machado.

Maria Cristina declara ainda que, “além de utilizar as instalações do Parque de Exposições de Salvador o desafio é expandir a prestação deste serviço para toda população do interior do Estado, utilizando os parques de exposições dos municípios”. Cristina explica ainda, que esta ação é necessária para atender a demanda do interior, evitando o deslocamento das crianças com deficiência para Salvador.

Foto: Heckel Júnior

Foto: Heckel Júnior

A equoterapia é um recurso terapêutico direcionado ao desenvolvimento biopsicossocial para pessoas portadoras de deficiência ou com necessidades especiais, trata-se de um tratamento complementar na recuperação e reeducação motora e mental.

Para o atendimento estão sendo disponibilizados profissionais das áreas de saúde, educação e equitação. As inscrições, que começaram nesse final de semana, durante a Fenagro, permanecem abertas na sede ABCCPE, que fica localizada no Parque de Exposições de Salvador.Informações através do telefone (71) 3286-5700.