Siga-nos

Sem categoria

Competições Senac de Educação Profissional: Qualidade a toda prova

Publicado

em

Torneio organizado pela Instituição reunirá estudantes do Senac de todo o Brasil em busca dos melhores nas ocupações de Serviço de Restaurante, Cozinha, Cabeleireiro e Cuidado de Saúde e Apoio Social

Foto meramente ilustrativa | Reprodução Notícias Senac Pernambuco

Foto meramente ilustrativa | Reprodução Notícias Senac Pernambuco

No ano em que comemora 70 anos de fundação, o Senac realiza, em novembro, a primeira edição das Competições Senac de Educação Profissional. O torneio testará as habilidades e conhecimentos de estudantes do Senac de todo o Brasil em quatro ocupações: Serviço de Restaurante, Cozinha, Cabeleireiro e Cuidado de Saúde e Apoio Social.

Após enfrentarem etapas locais, 35 jovens, com menos de 21 anos e provenientes de 16 estados (AL, AM, BA, CE, DF, ES, MA, PA, PB, PE, PR, RN, RR, RS, SC e SE) participarão das provas nacionais elaboradas por docentes do Senac e que simulam situações reais de trabalho nessas ocupações e que sinalizam a excelência no comércio e serviços.

As competições nacionais serão realizadas em diferentes períodos e locais. A prova de Cabeleireiro ocorrerá de 7 a 11 de novembro, no Shopping RioMar (CE), com participação de 8 competidores. A prova de Cuidados de Saúde e Apoio Social terá 7 participantes e será realizada na Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (RS), de 21 a 25 de novembro. Com 9 competidores, a prova de Serviço de Restaurante será de 28 de novembro a 2 de dezembro, no Hotel Ilha do Boi, empresa pedagógica do Senac no Espírito Santo. Por fim, os 11 concorrentes de Cozinha mostrarão suas aptidões na Faculdade de Tecnologia Senac Blumenau (SC), de 4 a 8 de dezembro.

Desafios
A provas são realizadas em ambientes especialmente preparados para simular condições reais de trabalho e situações do dia a dia de um profissional. A de Cabeleireiro consiste no domínio da gestão e organização do trabalho; comunicação e cuidado com o cliente; técnicas de corte, coloração, modelagem (penteado); e reparação química (ondulação permanente e alisamento).

A competição de Cuidados de Saúde e Apoio Social, contará com três ambientes: hospitalar, residencial ou casa de repouso. Serão testadas a gestão e organização do trabalho; comunicação e habilidades interpessoais; avaliação das necessidades e planejamento do cuidado com o cliente; entre outras habilidades técnicas associadas à capacidade de resolução de situações comuns que possam ocorrer no trabalho em saúde e assistência social.

A prova de Serviço de Restaurante consiste na apresentação de técnicas de Bar e de serviços de Jantar Casual, Banquete e Jantar Fino. Entre as habilidades requeridas, as atividades priorizam: apresentação pessoal; gestão e organização do trabalho; comunicação e atendimento ao cliente; familiarização e identificação de bebidas alcóolicas e não alcóolicas; serviços realizados no guéridon; preparação de coquetéis, entre outros.

Na prova de Cozinha, serão avaliadas questões de higiene; preparação, apresentação, sabor e textura; e planejamento dos pratos, considerando o tempo previsto e os recursos disponíveis. Serão consideradas ainda as questões de sustentabilidade no preparo do alimento (reduzir, reciclar, reutilizar e reintegrar). Os competidores serão divididos em dois grupos e as provas, realizadas em esquema de rodízio.

Desdobramentos
Os alunos vencedores receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Os competidores de Cozinha e de Serviço de Restaurante que obtiverem o 1º e o 2º lugares participarão de uma etapa seletiva, no início de 2017, com alunos dos Institutos Federais para definição de quem entrará no processo de preparação para representar o Brasil na próxima WorldSkills, competição internacional que conta com a participação de mais de 60 países, a ser realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, de 14 a 19 de outubro de 2017.

Já nas ocupações Cabeleireiro e Cuidados de Saúde e Apoio Social, os que obtiverem o primeiro lugar nas Competições Senac de Educação Profissional farão parte do processo de preparação para representar o Brasil na competição internacional. O Senac pretende promover as Competições Senac de Educação Profissional a cada dois anos, entre os períodos de realização da WorldSkills.

Frutos da competição
As Competições Senac de Educação Profissional buscam refletir as competências e os atributos dos alunos mais talentosos do setor, desafiando-os a resolver situações de trabalho específicas de sua área de atuação. A iniciativa também estimula o participante a adquirir maior comprometimento com a qualidade do seu trabalho e, ainda, desenvolver uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional.

De acordo com Cesar Falcão, docente do Senac e avaliador da prova de Serviços de Restaurante a participação na competição significa a porta de entrada para o mercado trabalho e pode ser a maior premiação, independentemente da sua posição no pódio. “Os alunos competidores são inseridos nas empresas com muita facilidade, pois se colocam em evidencia e adquirem muito conhecimento ao se prepararem para competir”.

Mais não só o mercado oferece oportunidades. O próprio Senac aproveita a expertise do participante, contratando-o como instrutor da Instituição. Foi o caso dos competidores Hemilton Herverton (de 2010), Henrique Reimão (de 2014) e Andeson Almeida (2015). “ A estrutura de avaliação da competição é bastante criteriosa e eles levaram para a sala de aula muitos desses processos de avaliação ”- explica Cesar.

A iniciativa também beneficia o Senac no que diz respeito ao aprimoramento de suas metodologias. De acordo com Lucia Prado, gerente de Educação Corporativa, ao realizar uma competição exclusiva, a Instituição garante maior intercâmbio e compartilhamento de experiências entre os Departamentos Regionais, subsidiando-os nos processos de avaliação e análise das condições educacionais de cada um, com vistas ao aperfeiçoamento constante das competências comuns a todo o Senac.

“Também possibilita a disseminação e incorporação de novas técnicas por parte de docentes, equalizando os processos educacionais de todos os Departamentos Regionais com relação ao desenvolvimento e à avaliação por competências, resultados que se alinham ao conceito do Modelo Pedagógico Senac.”, complementa Lúcia.

Histórico do Senac em competições
As Competições Senac de Educação Profissional são resultado da experiência da Instituição em torneios nacionais e internacionais, como a WorldSkills, na qual participou em quatro edições (2009, 2011, 2013,2015). Na última, realizada no Brasil, em 2015, o Senac subiu ao pódio em duas modalidades e recebeu três certificados de excelência, contribuindo para que o Brasil obtivesse o 1º lugar no ranking geral na WorldSkills 2015.

Para além dessa experiência, desde sua origem, o Senac organiza provas, torneios e concursos de conhecimentos teóricos e técnicos entre os alunos, a fim de difundir a educação profissional para o setor de comércio de bens, serviços e turismo. Registra-se, desde 1948, a realização de Torneios Culturais, em quase todos os estados. Nesses eventos, os alunos e professores vencedores ganhavam bolsa de estudos, livros e viagens enquanto as escolas mais bem classificadas eram premiadas com equipamentos para fomentar a prática das atividades.

Barreiras Notícias - Fala Barreiras