Siga-nos

Agro

Com clima favorável, Rally da Safra 2018 avalia lavouras de soja no Matopiba

Publicado

em

Ana Carolina Silveira | Angela Gusikuda | Leila Justo

Expedição visitará lavouras nas regiões dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, além de realizar encontros com produtores locais

O Rally da Safra 2018, maior levantamento da safra de grãos do País, chega aos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia a partir desta segunda-feira, dia 19 de março. A Equipe 9 começará as avaliações em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. “A expectativa é de um bom potencial produtivo nesta safra nas regiões Norte e Nordeste devido ao clima”, afirma Heloisa Melo, analista da Agroconsult e uma das coordenadoras do Rally da Safra.

Após passar pelo oeste da Bahia, a Equipe 9 se dividirá em dois roteiros: um percorrerá as regiões de Alvorada, Gurupi, Porto Nacional e Palmas, e outro seguirá por Cristino Castro, Uruçuí, Balsas, Pedro Afonso e Palmas, ambos finalizando no dia 24 de março, no Tocantins. Durante o trajeto, no dia 23 de março, a Equipe 9 visitará o Terminal Integrador de Porto Nacional (TIPN) da VLI, localizado no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional, a partir das 11h.

Durante os seis dias em que a Equipe 9 estará em campo nesses estados, os técnicos farão amostras em lavouras com o objetivo de avaliar o potencial produtivo, níveis de fertilidade do solo, transgenia, presença de pragas, doenças e plantas daninhas, entre outros dados, além de reunir e visitar produtores da região.

A expectativa pré-Rally da Safra, a ser confirmada em campo, é de uma produção de 117,5 milhões de toneladas de soja em todo Brasil. Para a Bahia, a produção é estimada em 5,5 milhões de toneladas, aumento de 8% se comparada à safra anterior. No Piauí, a expectativa é colher 2,2 milhões de toneladas, volume 9% maior que a safra anterior. No Tocantins, a previsão é de 3 milhões de toneladas ante 2,8 milhões na safra passada, crescimento de 6%. No Maranhão espera-se uma colheita de 2,6 milhões de tonelada, com desempenho 4% superior a safra 2016/17.

Roteiro
Nesta 15ª edição do Rally são 12 equipes em campo, das quais nove avaliarão as lavouras de soja até o mês de março. Outras três vão a campo entre maio e junho para verificar as áreas de milho segunda safra. O levantamento acontecerá em 500 municípios nos 13 principais estados produtores que correspondem a 95% da área de soja e 72% da área de milho: Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins.

A expedição fará dez eventos regionais – com objetivo de divulgar dados da safra e apresentar cenários de mercado – e 30 cafés com produtores – para levantar expectativas sobre a safra da região e debater temas importantes para o setor. Diversas entrevistas com produtores e técnicos ao longo do percurso serão realizadas para validar as informações coletadas a campo. A estimativa é percorrer um total de 95 mil quilômetros neste ano, com aproximadamente 1500 lavouras amostradas e 3.000 produtores contatados.

As atividades em campo do Rally da Safra tiveram início no dia 15 de janeiro com a Equipe 1 no Mato Grosso. A Equipe 2 foi para as regiões Norte e Oeste do Paraná entre 22 e 24 de janeiro. Depois seguiu para o Mato Grosso do Sul cobrindo toda a região Sul até chegar a Campo Grande, finalizando a etapa no dia 27 de janeiro.

De 29 de janeiro a 3 de fevereiro, a Equipe 3 esteve na região do Sudoeste de Goiás e no Sudeste do Mato Grosso para fazer o levantamento das lavouras de ciclo precoce da soja. Já a Equipe 4 retornou ao Mato Grosso para avaliar a soja de ciclo médio e tardio na região do Médio-Norte do estado. A Equipe 5 foi ao Nordeste do Mato Grosso, finalizando o levantamento de soja no Estado.

Em seguida, a Equipe 6 percorreu Goiás e Minas Gerais entre os dias 5 e 9 de março. Técnicos da Equipe 7 estiveram nas regiões de Holambra, Itapetininga, Paranapanema, Capão Bonito e Itapeva, em São Paulo, e depois seguiram para o Centro e Sudoeste paranaense. A Equipe 8 avaliou as lavouras no Sul do Brasil nas regiões de Chapecó (SC), Palmeiras das Missões, Santa rosa, Cruz Alta e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

Nesta edição, outras três equipes avaliarão o milho segunda safra entre os dias 14 de maio e 8 de junho no Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2018 chega à 15ª edição com patrocínio do Banco Santander, FMC, Monsanto, VLI, Amarok / Volkswagen, com apoio da FIESP, Fundação Agrisus, Markel e WebMotors.

EQUIPE 9
19/mar seg – LEM/BA
20/mar ter – LEM/BA
21/mar qua – LEM/BA
22/mar qui – Gurupi/TO
23/mar sex – Porto Nacional/TO
24/mar sab – Palmas/TO

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *