Siga-nos

Sem categoria

Clínica de Fisioterapia da FASB abre atendimento crianças e adolescentes

Publicado

em

Hebert Regis | Nádia Borges | Araticum

Acadêmicas Edileuza Souza Barros e Tailse Viana da Silva, do 9º semestre de Fisioterapia | Foto: Araticum

Acadêmicas Edileuza Souza Barros e Tailse Viana da Silva, do 9º semestre de Fisioterapia | Foto: Araticum

Mãe dedicada, Gelice Oliveira dos Santos, 43, está sentada ao lado do filho Geilson Oliveira Antunes, 10, durante o seu primeiro atendimento na Clínica de Fisioterapia da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), sediada na Unidade de Serviços da instituição. “Faltou oxigênio no cérebro. Ele nasceu às 3h com microcefalia e com convulsão”, conta ela, sobre o início de uma batalha que passou a travar para oferecer a melhor qualidade de vida para o seu filho. “Ele ficava muito mole e precisava das sessões para ficar sentado o que melhorou muito a rotina dele”.

O filho de Gelice é um dos primeiros pacientes da Clínica de Fisioterapia da FASB, que passou a atender, desde o início de março, crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos. Os atendimentos são realizados todas as terças e sextas, no período pela manhã por uma equipe de oito acadêmicos que cursam o último ano do curso sob orientação da professora orientadora Ana Paula Rodrigues. “Antes fazíamos este trabalho junto à Apae [Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais] e diante da demanda decidimos oferecer estes atendimentos na Unidade de Serviços”, explica.

Quando soube da abertura do atendimento pediátrico na Clínica de Fisioterapia da FASB, Iane de Souza Paiva, 30, trouxe a filha Fabiana Paiva Valadares, 14, que nasceu com paralisia cerebral e visual. “Ela fez cirurgia ainda quando criança e a Fisioterapia vem melhorando a qualidade de vida”, reconhece a mãe, que se mudou durante cinco anos para Goiânia (GO) em busca de atendimento em um centro de referência em reabilitação.

Embora seja um primeiro atendimento, Iane sentiu muita confiança no trabalho. “Já visitamos várias instituições. Elas estão nos passando muita segurança”, relata, ao se referir ao alongamento e correção da postura corporal desenvolvidos pelas acadêmicas Edileuza Souza Barros e Tailse Viana da Silva, do 9º semestre de Fisioterapia. Elas estão aplicando o conhecimento de sala de aula no estágio curricular na Unidade de Serviços. “A técnica e o conhecimento estão consolidados, mas viver a prática com o toque no paciente e entender as especificidades de cada atendimento é o diferencial para a nossa formação”.

Professora Ana Paula Rodrigues e estagiários da Clínica de Fisioterapia | Foto: Araticum

Professora Ana Paula Rodrigues e estagiários da Clínica de Fisioterapia | Foto: Araticum

Serviço
Além do atendimento para crianças, iniciado neste semestre, a Clínica de Fisioterapia da FASB, sediado na Unidade de Serviços, oferece atendimento gratuito especializado para pacientes com disfunções ortopédica, traumatológica, neurológica, ginecológica e pulmonar. Para ser atendido é necessário encaminhamento médico solicitando as sessões de Fisioterapia em convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Para outras informações, os interessados podem procurar a Unidade de Serviços da Serviços da FASB localizada na rua 21 de setembro, nº 202 no bairro Renato Gonçalves, próximo à praça da Maçonaria, subindo a rua da feira. O atendimento ao público é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h; e das 14h às 18h. Informações, consultas e agendamentos pelo telefone: (77) 3611 7446 ou (77) 3612 2658. Outras informações: http://www.fasb.edu.br/institucional/40.html