Siga-nos

Sem categoria

Castração solidária da ONG Lobo

Publicado

em

Castracao-solidaria-da-ONG-Lobo-01Além de contribuir com a redução da reprodução descontrolada de cães e gatos, e consequentemente com a população de animais nas ruas. A cirurgia também diminui o risco de doenças como câncer de mama nas fêmeas e nos machos evita hiperplasia prostática (aumento da próstata) e hérnia perineal.

Dúvidas referentes à castração

Castração engorda?
O animal não engorda devido à castração e sim pela diminuição de suas atividades físicas, portanto necessita de mais exercícios. E a ração deve ser controlada, o animal não deve comer a todo o momento, devem ser estabelecidos horários para as refeições.

A castração é segura?
Sim. É um procedimento cirúrgico seguro, mas é necessário ser realizado por um veterinário experiente. E o animal submetido à essa cirurgia precisa estar saudável.

Você sempre consegue adotantes para os filhotes?
Nem sempre isso é verdade, sendo mais comum a atitude de querer se livrar de um problema e abandona-los à própria sorte nas ruas ou dar para qualquer um que não irá cuidar tão bem quanto você. É sempre bom lembrar que uma fêmea pode gerar dezenas de filhotes que, por sua vez, crescerão e terão outras crias, multiplicando o problema. Para que deixar novos filhotes nascerem se já não há lares suficientes para os que já existem?

O cão não tomará mais conta da casa?
Os animais castrados não perdem o instinto de proteger seu território. Por outro lado, perde o indesejável costume de urinar em diversos cantos. Cabe ainda lembrar que animais castrados ficarão mais caseiros, deixando de se envolver em brigas na disputa de fêmeas.

A cadela/gata precisa ter pelo menos uma cria?
Ter uma cria não acrescenta saúde ao animal e sim mais animais ao problema da superpopulação de cães/gatos. Pesquisas mostram que quanto mais cedo for realizada a castração, menores as chances da fêmea de desenvolver câncer de mama. A castração também prevenirá o surgimento de Piometra (infecção no útero), doença frequente em fêmeas adultas.

Meu animal vai sofrer?
A cirurgia feita com anestesia geral é indolor. Dentro de um ou dois dias, o animal estará brincando e retomará suas atividades normais.

Eu estarei interferindo na natureza do meu animal?
Seu animal não tem escolha, segue apenas o instinto. É dever do proprietário intervir e prevenir nascimentos indesejados, agindo da maneira mais correta. O animal será beneficiado e não subtraído de algo. E dessa forma você proprietário responsável estará colaborando com o controle populacional de cães e gatos.

Ong Lobo
WhatsApp: 77-99975-2338
Telefone: 77-99807-0535
www.facebook.com/ong.lobo