Siga-nos

Sem categoria

Casos de Tosferina matam mais crianças

Publicado

em

Sandra Cristina | Correspondente na Espanha

Tosferina continua matando na Espanha | Foto meramente ilustrativa/Reprodução http://1.bp.blogspot.com/

Tosferina continua matando na Espanha | Foto meramente ilustrativa/Reprodução http://1.bp.blogspot.com/

Nos últimos dias, três recém nascidos perderam a vida nos hospitais de Sevilla, Málaga e Cueca na Espanha, e outro se encontra internado em estado grave em Toledo, vítimas de uma enfermidade respiratória. Trata-se da Tosferina, também denominada Pertussis, coqueluche ou tosse convulsiva, é uma doença infecciosa aguda, contagiosa que ataca as vias respiratórias e é causada pela bactéria Bordetelha Pertussis. Caracteriza-se por inflamação traqueobronqueal e crises de
tosses violenta e espasmódica e causa sensação de asfixia que termina com um ruído estridente durante a respiração  (estridor respiratório).

Morreram, um bebê de dois meses, um de 15 dias e outro com 2 meses e meio de nascido e um de 40 dias se encontra-se internado. O Ministério Público abriu diligências de investigação para determinar se existe indícios de delito registrado, uma vez que a mãe da criança tentou se vacinar contra a doença quando ainda estava grávida, mas não conseguiu a dose da vacina.

Devido essa situação, o Serviço de Saúde de Andaluzia vai incorporar no calendário oficial a aplicação da vacina em mulheres grávidas a partir do próximo dia 1 de janeiro de 2016 e faz um chamamento para a população pedindo tranquilidade em relação à doença e assegura que não se trata de nenhuma caso de descontrole.

Desde o início do ano, a Espanha já registou 7 mil e 200 casos de Tosferina, quase o triplo que o mesmo período do ano passado, segundo dados do Centro Nacional de Epidemiologia do Instituto de Saúde Carlos III.

Fala Barreiras