Connect with us

Sem categoria

Campanha de vacinação contra HPV continua, em Barreiras

Publicado

em

Dircom Barreiras

01A Secretaria Municipal de Saúde de Barreiras dá continuidade à segunda semana da Campanha de Vacinação Contra o HPV (Papilomavírus Humano), destinada às adolescentes com idade entre 11 a 13 anos. A campanha se estende até o dia 10 de abril, neste período equipes do Programa de Vacinação percorrerão todas as escolas da rede pública e particular de Barreiras fazendo a imunização. Também serão vacinadas adolescentes indígenas dos 09 aos 13 anos.

A primeira semana de vacinação foi nas escolas particulares de Barreiras, a partir da próxima segunda-feira, 17, serão encerradas as particulares e iniciadas as públicas, em consideração ao inicio do ano letivo. De acordo com a coordenadora da Coopin – Coordenação do Programa de Imunização, Izabel dos Apóstolos, estão disponíveis 4.098 doses para Barreiras. O objetivo da vacina é reduzir a incidência de casos de câncer do colo de útero.

A imunização se dá em três doses, com intervalos de seis meses da primeira para a segunda e de cinco anos da primeira para a última dose. É importante levar um documento que comprove a idade da criança e também o cartão de vacinação. Além da vacina contra o HPV, durante a campanha as equipes da Coopin estão fazendo a atualização do cartão de vacinas.

Cronograma de vacinação para a semana de 16 a 21 de março:

Segunda-feira (17 de março):
– Escola Adventista (manhã)

Terça-feira (18 de março):
– Escola Semear (manhã)
– Escola Municipal Renato Gonçalves (manhã e tarde)

Quarta-feira e quinta-feira (19 e 20 de março): (manhã e tarde)
– Escola Municipal Eurides Sant’Anna (esta escola possui 360 alunas em idade vacinal, por isso, dois dias de imunização)

Sexta-feira (21 de março):
Colégio Municipal Sagrado Coração (manhã e tarde)

Sobre o HPV:
Sigla em inglês para Papilomavírus Humano, vírus responsável pela doença sexualmente transmitida mais comum no mundo, causando tumores benignos e malignos. Existem mais de 100 tipos de HPV, sendo que 16 têm potencial para causar câncer. Estima-se que mais de 70% das mulheres entrarão em contato com o HPV ao longo da vida. A vacina protege contra quatro tipos, dois capazes de provocar câncer e dois relacionados ao aparecimento de verrugas. Os tipos 16 e 18, cobertos pela vacina, estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero. O ideal é que seja aplicada antes do início da vida sexual. Nas meninas não expostas aos tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, segundo o Ministério da Saúde, a vacina tem eficácia de 98,8%.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *