Sem categoria
Campanha de vacinação contra HPV continua, em Barreiras
Dircom Barreiras
A Secretaria Municipal de Saúde de Barreiras dá continuidade à segunda semana da Campanha de Vacinação Contra o HPV (Papilomavírus Humano), destinada às adolescentes com idade entre 11 a 13 anos. A campanha se estende até o dia 10 de abril, neste período equipes do Programa de Vacinação percorrerão todas as escolas da rede pública e particular de Barreiras fazendo a imunização. Também serão vacinadas adolescentes indígenas dos 09 aos 13 anos.
A primeira semana de vacinação foi nas escolas particulares de Barreiras, a partir da próxima segunda-feira, 17, serão encerradas as particulares e iniciadas as públicas, em consideração ao inicio do ano letivo. De acordo com a coordenadora da Coopin – Coordenação do Programa de Imunização, Izabel dos Apóstolos, estão disponíveis 4.098 doses para Barreiras. O objetivo da vacina é reduzir a incidência de casos de câncer do colo de útero.
A imunização se dá em três doses, com intervalos de seis meses da primeira para a segunda e de cinco anos da primeira para a última dose. É importante levar um documento que comprove a idade da criança e também o cartão de vacinação. Além da vacina contra o HPV, durante a campanha as equipes da Coopin estão fazendo a atualização do cartão de vacinas.
Cronograma de vacinação para a semana de 16 a 21 de março:
Segunda-feira (17 de março):
– Escola Adventista (manhã)
Terça-feira (18 de março):
– Escola Semear (manhã)
– Escola Municipal Renato Gonçalves (manhã e tarde)
Quarta-feira e quinta-feira (19 e 20 de março): (manhã e tarde)
– Escola Municipal Eurides Sant’Anna (esta escola possui 360 alunas em idade vacinal, por isso, dois dias de imunização)
Sexta-feira (21 de março):
Colégio Municipal Sagrado Coração (manhã e tarde)
Sobre o HPV:
Sigla em inglês para Papilomavírus Humano, vírus responsável pela doença sexualmente transmitida mais comum no mundo, causando tumores benignos e malignos. Existem mais de 100 tipos de HPV, sendo que 16 têm potencial para causar câncer. Estima-se que mais de 70% das mulheres entrarão em contato com o HPV ao longo da vida. A vacina protege contra quatro tipos, dois capazes de provocar câncer e dois relacionados ao aparecimento de verrugas. Os tipos 16 e 18, cobertos pela vacina, estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero. O ideal é que seja aplicada antes do início da vida sexual. Nas meninas não expostas aos tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, segundo o Ministério da Saúde, a vacina tem eficácia de 98,8%.
Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43
Falabarreiras Notícias 44
Falabarreiras Emprego 01
Falabarreiras Emprego 15
Falabarreiras Emprego 16
Falabarreiras Emprego 17
Falabarreiras Emprego 18