Siga-nos

Sem categoria

“Barreiras – cidade polo regional”

Publicado

em

Wagner Pamplona* | Mural do Oeste

Wagner Pamplona, advogado e consultor jurídico empresarial e tributarista

Wagner Pamplona, advogado e consultor jurídico empresarial e tributarista

A cidade de Barreiras conta com uma localização geográfica extremamente privilegiada, permitindo por sua logística, se estabelecer como cidade de convergência regional abrangendo em torno de mais de vinte Municípios, inclusive do sul do Piauí, firmando-se como a cidade central de gestão politica, financeira, administrativa e econômica o que acaba lhe impondo séria e ampla responsabilidade em conduzir e liderar o desenvolvimento regional no Oeste da Bahia.

Nesse contexto de cidade polo regional, Barreiras cada vez mais tem se fortalecido economicamente dado ao seu desenvolvimento em segmentos e setores diversificados dando-lhe um ritmo de desenvolvimento mais acentuado, sustentável e seguro, com fornecimento de serviços diversos (com destaque na educação e saúde), comércio pujante e agronegócio, forte incremento imobiliário e em construção civil, entre outros segmentos que complementam entre si.

Tal diversificação em atividades econômicas lhe permite desenvolver de forma mais equilibrada e segura diferenciadamente, o que não acontece com outras cidades lastreadas economicamente em um único segmento econômico, pois, óbvio, as sazonalidades de altas e baixas de cada segmento econômico se compensam positivamente, o que propicia a diminuição dos impactos nas dificuldades e esta é uma característica especial de Barreiras lhe dando destaque, o que propicia investimentos e negócios mais consistentes e seguros, exatamente dado a esta relativa independência/autonomia entre setores econômicos e a sustentabilidade permitida pelas mais de vinte cidades que dela se utilizam para seu abastecimento desde farmácias, mercados, comércio e serviços em geral até aquisições de imóveis, máquinas e veículos diversos e à utilização dos serviços de educação e saúde fazendo girar grande monta de capital no mercado de forma mais robusta e contínua.

Exatamente por sua localização privilegiada, em Barreiras se encontram estabelecidas as sedes das Universidades, aqui se destacando a Reitoria da Universidade Federal do Oeste da Bahia- UFOB (estudos indicam que nos próximos cinco anos sua implantação envolverá mais de cem mil pessoas das mais diversas regiões do país), a Fasb, Unyhana, Uneb, Cefet, entre outras (são mais de trinta cursos de nível superior oferecidos), o Hospital Regional- HO ( Barreiras funciona como centro de regulação do SUS), Superintendência Regional do INSS, Agência Regional da Receita Federal, sede Regional das Justiças Federal e Trabalhista, Representação Regional do Ministério Público Federal, representação da Advocacia Geral da União, Polícia Federal, Centro de Detenção Regional, Entrância Especial da Justiça Estadual, 10º Batalhão de Policia Militar e Coordenação Regional da Polícia Militar, Coordenação regional da Polícia Civil, 4º Batalhão de Engenharia e Construção, Corpo de Bombeiros Regional, Aeroporto Regional, IBAMA- Gerência Regional, diversas gerências e coordenações de órgãos públicos com competência e atribuição regional e a sede da TV Oeste, rede de televisão afiliada à Rede Globo.

Tal contexto lhe dá atribuição inconteste de Polo regional administrativo e econômico e por tal razão se desenvolve com SUSTENTABILIDADE E SEGURANÇA PARA OS INVESTIMENTOS, chamando a atenção para tantos investidores de diversas origens e com várias finalidades.

Recentemente se encontra em andamento a implantação de uma Câmara Especial do Tribunal de Justiça da Bahia a ser composta por quatro desembargadores, fato que por si só reafirma a sua condição de cidade polo. Também, se encontra em andamento a licitação pública para reforma e ampliação do Aeroporto Regional de Barreiras para atender todo o polo regional, bem como se encontra em ritmo acelerado a construção do Presídio Regional, e já em fase de finalização a implantação da Reitoria da Universidade Federal do Oeste da Bahia com diversos cursos com vestibular programado já para o segundo semestre de 2014, entre eles, Medicina, Nutrição e Direito, e assim, Barreiras cada mais se fortalece como polo logístico de serviços e distribuição em geral.

Cumpre ressaltar que é possível eleger a ocorrência da criação e implantação da Universidade Federal do Oeste e especialmente a recente aprovação do Curso de Medicina como o mais importante impulsionador do desenvolvimento na atualidade e sua afirmação como polo regional à semelhança do que ocorreu na década de 70 com a implantação do 4º Bec e na década de 80/90 com os investimentos na agricultura que a tornou forte referência nacional no agronegócio.

Barreiras se destaca no Agronegócio nacional como grande produtora de algodão plantando 34.491 ha, milho com 40.291 ha e soja com 128.110 há em um total de 202.892 mil ha conforme dados da AIBA 2012. No que se refere á área irrigada possui 301 pivôs implantados em 33.500 há. É importante ressaltar, possui grande potencial de expansão da área agricultável, pois do total de 789.524 há, se utiliza apenas 34 % dessa área ainda tendo muito que crescer de forma sustentável e ambientalmente correta na Agricultura e Pecuária.

Apenas como dado comparativo para identificar a sua forte contribuição no Agronegócio, a cidade de Luis Eduardo Magalhães que se destaca como grande produtora agrícola produz 12.446 há de algodão, 26.944 de milho e 145.705 há de soja e possui 130 pivôs implantados em 14.910 há, ambas as Cidades com média de produtividade por hectare quase idêntico. Desta feita igualmente com Luis Eduardo, Formosa do Rio Preto, São Desidério, Correntina, Riachão das Neves e outros Municípios do Oeste, Barreiras contribui fortemente para o fortalecimento do Agronegócio na Bahia e Brasil e o seu diferencial para as demais reside na sua localização geográfica privilegiada que a torna centro urbano convergente e de abastecimento regional até mesmo do Sul do Piauí.

Há uma previsão de grande incremento no agronegócio em Barreiras, dado ao interesse de grupos para investimentos na indústria têxtil e confecções, bem como esmagamento de soja e aumento considerável de extensão de suas áreas agricultáveis.

Na pecuária, o incremento e investimento em tecnologia é fato público e notório, não somente no cerrado (na localidade de Placas, por exemplo, que pertence a Barreiras) mas, também, notadamente na região do vale onde surgem novas propriedade rurais, inclusive com investimentos de grandes grupos que estão influenciando positivamente pequenos e médios pecuaristas a investirem em aprimoramentos tecnológicos sustentáveis o que tem refletido na qualidade e capacidade produtiva de arrobas de carne por hectare, sem falar nos investimentos em genética de ponta em reprodução bovina.

Outro diferencial que destaca Barreiras é que, além de um cerrado altamente produtivo, também possui um vale com grande potencial para a pequena agricultura, psicultura e pecuária de corte e leite, bem servido de mananciais de água e clima apropriado.

No setor de energia, aliás, grande entrave para o desenvolvimento no Brasil, Barreiras estará recebendo Grupo Alemão para investimento em Central de Energia solar com placas fotovoltaicas para gerar em torno de 150MW de energia e contribuir para a implantação de novas empresas na região.

Em razão de sua posição geográfica, Barreiras tem despertado especial atenção de grupos empresariais no ramo de distribuição, já tendo se instalado o “Atacadão”, “Acellor Mital”, “Gerdau”entre outras, e mais recentemente a implantação do “Grupo Havan”, grande loja de departamentos (possui mais de 60 lojas) que adquiriu uma área de 30.000 metros quadrados para a construção de uma Loja de 17.000 metros quadrados com investimento de trinta e cinco milhões de reais para comercializar 100 mil itens havendo grande expectativa para em breve, Barreiras se transformar em grande centro region al de distribuição. O Diretor de Expansão do Grupo Havan nos informou que havia duas opções para a instalação da primeira filial da empresa no Nordeste: Salvador ou Barreiras, mas que os estudos das potencialidades de mercado lhes apontaram escolher Barreiras para investir.

O Grupo Havan justificou sua instalação em Barreiras da seguinte forma: “a rede investe em mercados potenciais, entre eles a Bahia. Barreiras apresenta o perfil desejado pela empresa, por ser polo regional, em franca expansão econômica, demográfica e social. O município é um dos mais populosos do Estado, estrategicamente localizado no principal entroncamento rodoviário entre Nordeste, Norte e Centroeste do País, no centro da maior região agrícola do Nordeste”.

As redes hoteleiras já estão voltando seus olhos para as potencialidades de Barreiras, pois a Rede Bristol Hotels – Allia Hotels já anunciou a construção de um Hotel com cento e vinte apartamentos tendo um investimento de quinze milhões de reais em sua construção civil.

E o mesmo ocorre relativamente a grupos que intencionam investir no ramo de Shoping Center, já lançado o “Oeste Shoping Barreiras” com 120 lojas hoje em fase de conclusão de terraplenagem, pois estudos concretos apontam Barreiras abastecendo as necessidades de mais de 30 Municípios, envolvendo 800.000 mil a hum milhão de habitantes, isso sem considerar a população passageira dado a sua situação de ser cortada por quatro rodovias federais.

A cidade recebe centenas de veículos coletivos que, diariamente, se deslocam dos Municípios circunvizinhos para em Barreiras buscarem serviços de saúde, educação, comércio e serviços em geral, entre eles, os serviços dos órgãos públicos que aqui possuem sede regional.

A construção civil está se incrementando a olhos vistos, com implantação de edifícios modernos (um dado: existem 08 prédios entre 12 e 20 andares em construção e em torno de 07 projetos em andamento perante a Prefeitura para construção de prédios de 15 a 20 andares), empreendimentos imobiliários diversos, inclusive Minha Casa Minha vida envolvendo mais de oito mil novos imóveis residenciais de diversos padrões, loteamentos em andamento comercializando em torno de vinte mil lotes nos últimos quatro anos atraindo grandes empresas do ramo imobiliário de nível nacional e investidores com novos projetos dado ao fato de sua multipotencialidade econômica como polo regional.

Em Barreiras está instalado um dos mais movimentados Aeródromos do país, nele existindo 24 hangares em utilização, em torno de 50 (cinquenta aeronaves) que se utilizam desse aeroporto, havendo uma média de trinta decolagens diariamente e nessa área funcionando empresas do setor, entre elas, uma de montagens de aviões e outra de manutenção de aeronaves agrícolas que se deslocam de Guanambi, Bom Jesus da Lapa, Sul do Piauí e de toda região oeste, estimando hoje a existência de 250 aeronaves agrícolas em atividades na região e grande parte delas se utilizam desses serviços.

Com a “Ferrovia Leste Oeste”, cujo porto seco está previsto para ser instalado no Município de Barreiras aliado ao fato de ser uma cidade cortada por quatro rodovias federais, as multipotencialidades da cidade e toda a região Oeste serão incrementadas com firmeza e sustentabilidade, já tendo sido, recentemente, liberado para licitação o trecho Caitité-Barreiras.

Barreiras se diversifica economicamente, o que lhe confere nitidamente diferenciais óbvios que lhe proporciona desenvolvimento sustentável multipotencial, e, tais diferenciais, lhe impõe a responsabilidade em liderar o desenvolvimento regional, até porque, sua sustentabilidade depende do crescimento em conjunto dos demais Municípios circunvizinhos possuindo a obrigação/dever de bem utilizar a força política proporcionada por sua condição de Cidade Polo, para viabilizar investimentos públicos e privados que tenham reflexos diretos e indiretos de amplitude regional em benefício não somente de Barreiras, mas de todo o Oeste da Bahia.

Por fim, Barreiras já está se preparando e temos notícias da viabilização de projetos públicos e privados com recursos de diversas origens para fortes investimentos em infra estrutura urbana e serviços públicos para recepcionar de forma qualitativa esse crescimento, aliás, bem demonstrado e atestado pelo IBGE quando constatou que no período de três anos (2011 a 2013) Barreiras aumentou 20 mil habitantes em sua população (720 pessoas por mês), tendo um crescimento nos últimos três anos em torno de 3,8% ao ano, muito superior à media nacional o que fatalmente mais se incrementará.

Também, vê-se a cidade se preparando para as exigências do desenvolvimento, como a qualificação profissional, pois já em andamento a construção com investimento de doze milhões de reais o complexo FIEB- Federação de Indústrias do Estado da Bahia composto dos serviços SESI, SENAI e IEL, para educação, qualificação profissional, capacitação empresarial, apoio à inovação, saúde segurança do trabalhador. A Federação das Indústrias já voltou os olhos para Barreiras reconhecendo sua condição de polo regional.

Recentemente, foi divulgado o ranking dos Municípios quanto ao seu IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios) e Barreiras detêm o terceiro lugar dos Municípios da Bahia com 0,721, estando atrás apenas de Salvador e Lauro de Freitas à frente de Cidades importantes como Itabuna, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari e outras, o que demonstra por si só, o seu forte potencial de crescimento e desenvolvimento. Apenas oito Municípios da Bahia atingiram o índice alto do IDH-M, entre eles Barreiras e Luis Eduardo Magalhães, ambas no Oeste da Bahia (dados de 2013).

Um aspecto interessante que deve ser destacado é que, por seu perfil multipotencial em diversos segmentos econômicos, Barreiras apresenta maior distribuição de rendas o que significa que mais pessoas tem acesso à recursos/dinheiro, acabando por se diferenciar de outras cidades ricas que possuem grande concentração de rendas, ou seja, Barreiras apresenta um desenvolvimento mais justo e distributivo.

O ambiente é propício ao desenvolvimento e podemos galgar degraus da civilidade e qualidade de vida, se, efetivamente, a sociedade contribuir com a condução de tal desenvolvimento, seja como cidadão, como empresa, como instituição ou entidade de representação, mas, antes de tudo, sintonizados entre si e com os poderes públicos Federal, Estadual e Municipal na mesma finalidade de construir a cidade que queremos para nós e nossos filhos.

Por tudo isto é reconhecida efetivamente como capital do Oeste da Bahia e a primeira grande lição de casa é nos orgulhar de Barreiras e do Oeste da Bahia cantando aos quatro ventos as suas qualidades e potenciais, e, evidentemente, sendo proativos na busca das melhorias que bem sabemos, são muitas e necessárias.

Não há mais lugar para complexos de inferioridade, até porque quem os tiver, além de nada contribuir, pois nada se constroi alicerçado no negativo, também, ficará à margem do desenvolvimento.

De uma coisa tenham a certeza: o Grupo Havan, a Rede Hoteleira Bristol, o Atacadão, as diversas concessões de veículos e máquinas, os grupos de shopping center, os loteadores, as construtoras, enfim, os investidores em geral, não “gastam” dinheiro em aventuras, mas sim, apostam nas potencialidades que proporcionem melhor rendimento para seu investimento. O desenvolvimento sustentável logístico, multipotencial/econômico e contínuo de Barreiras é o avalista do retorno seguro aos investimentos. Por isso investem em Barreiras. Por isso Barreiras é uma das cidades que mais se desenvolve no Brasil.

* Wagner Pamplona é advogado, Ex Presidente da OAB Barreiras, Consultor jurídico Empresarial e Tributarista.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *