Siga-nos

Sem categoria

Bahia Farm Show homenageia os povos desbravadores do cerrado baiano

Publicado

em

Hebert Regis | Nádia Borges | Araticum
Rassana Milcent | AIBA

Durante edição comemorativa de 10 anos, nordestinos, gaúchos e orientais apresentarão suas tradições culturais para mostrar a diversidade e a riqueza na formação de uma das principais fronteiras agrícolas brasileiras

Apresentação cultural taikós Anibra - Lançamento Bahia Farm Show em 27.03.14

Apresentação cultural taikós Anibra – Lançamento Bahia Farm Show em 27.03.14

Em sua edição comemorativa de 10 anos, a Bahia Farm Show promoverá uma grande homenagem aos povos desbravadores do Oeste da Bahia. A maior feira de tecnologia agrícola e de negócios do Norte-Nordeste do Brasil, que será realizada entre os dias 27 e 31 de maio, em Luís Eduardo Magalhães, abre espaço em sua programação nos dias 27, 30 e 31, a partir das 17h, para mostrar aos expositores e visitantes as apresentações culturais de três grupos representativos da maior região produtora de grãos da Bahia.

A Associação Nipo-Brasileira (Anibra) vai levar a tradição oriental com as batidas dos taikôs e da dança japonesa do Bom Odori. Meire Takahashi, representante da Anibra, acredita que a apresentação vai chamar a atenção de muitos visitantes da Bahia Farm Show. “À exceção dos migrantes paranaenses, onde eram comuns as apresentações dos descendentes orientais, muitos ainda não conhecem essas tradições”, afirma ela, ao explicar que no Oeste da Bahia, o resgate destas duas tradições começou há apenas três anos. “O evento será uma oportunidade de disseminar ainda mais a cultura oriental”, afirma.

Do sul do Brasil, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sinuelo dos Gerais vai mostrar as raízes culturais gaúchas. Diego Fontana, representante do CTG, explica que 50 pessoas – desde crianças e adultos – estão se preparando para apresentar danças folclóricas típicas do sul do Brasil como dança da chula, pau de fitas, e a dança dos facões. “Teremos durante o evento uma grande identificação do público pelo fato da cultura sulista ser bastante representativa em Luís Eduardo por causa da vinda de imigrantes nas décadas de 80 e 90”, explica.

Em ritmo de festas juninas, a quadrilha Remelexo Cearense representará durante a Bahia Farm Show o colorido e a alegria do povo nordestino. Isabel Medeiros, presidente interina da agremiação, acredita que os cerca de 60 integrantes animarão visitantes e expositores com o ritmo do forró marcado pela música de cantores como Dominguinhos, Elba Ramalho e do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. “A coreografia está sendo montada especificamente para a Bahia Farm Show, onde iremos enfatizar a tradição e a cultura nordestina trazendo também o repente e a literatura de cordel”, diz.

Feira
Atualmente a segunda maior feira brasileira em vendas por visitante, e a maior feira de tecnologia e negócios do Norte-Nordeste Brasileiro, a Bahia Farm Show contará com 190 expositores e mais de 600 marcas de produtos, com a previsão recorde de R$ 1 bilhão de negócios fechados. A Bahia Farm Show é organizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), juntamente com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação Bahia, Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

Apresentação cultural CTG Sinuelo dos Gerais - Lançamento Bahia Farm Show em 27.03.14

Apresentação cultural CTG Sinuelo dos Gerais – Lançamento Bahia Farm Show em 27.03.14

Apresentação cultural quadrilha junina Remelexo Cearense - Lançamento Bahia Farm Show em 27.03.14

Apresentação cultural quadrilha junina Remelexo Cearense – Lançamento Bahia Farm Show em 27.03.14

Fala Barreiras