Siga-nos

Sem categoria

Ano Internacional da Agricultura Familiar é destaque na Expoagrifam

Publicado

em

Josalto Alves | Ascom Seagri

01O Ano Internacional da Agricultura Familiar foi à tônica da abertura da 2ª Exposição Estadual da Agricultura Familiar (Expoagrifam), que acontece na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), até domingo, 8/6. O secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, ressaltou a importância da EBDA como instrumento fundamental para realizar a assistência rural e o apoio aos agricultores familiares baianos. “O trabalho feito pela Empresa já incluiu mais de 300 mil agricultores em ações de políticas públicas, a exemplo do Programa Garantia Safra”, destacou o secretário.

Na Bahia são mais de 665 mil agricultores familiares e a EBDA atua com importantes programas como o Semeando, o de Segurança Alimentar do Rebanho, Quintais Agroflorestais e Melhoramento Genético. “Nosso olhar é de expandir políticas públicas para melhorar a vida dos agricultores, visando o desenvolvimento econômico e social das famílias”, ressaltou o presidente da EBDA, Elionando de Faro Teles.

A programação do evento compreende seminários, palestras, rodadas de negócios, festival gastronômico e atividades culturais, além da comercialização de produtos da agricultura familiar. “É um espaço onde o agricultor troca experiências e saberes, divulga e comercializa seus produtos, além de ter acesso a tecnologias adaptadas ao Semiárido”, observa Elionaldo Teles.

No estande da EBDA, os visitantes irão conhecer tecnologias como a Unidade Demonstrativa de Palma, o Sistema de Produção Agroecológica, Integrada e Sustentável (Pais), galinheiro móvel, enfardadeira de silo, horta suspensa e a cortadeira de palmas,que são tecnologias simples e de baixo custo que podem ser aproveitadas pelo agricultor familiar. Técnicos da Empresa estarão orientando sobre o Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar e os Quintais Agroflorestais.

O evento é promovido pela Federação Nacional e Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol), Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e a Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf).