Connect with us

Sem categoria

Adab estabelece Grupo de Trabalho para prevenir riscos de introdução de pragas

Publicado

em

Ascom Adab

01Agir preventivamente para minimizar os riscos de introdução de pragas quarentenárias, presentes ou ausente, é o objetivo do Grupo de Trabalho em Análise de Risco de Pragas (GTARP) criado pela Agência de defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri). A reunião ocorrida nesta terça-feira (29), na sede da Agência em Salvador, foi o ponto de partida para o trabalho que ainda visa a implantação do laboratório para recebimento, triagem e identificação de pragas.

O grupo tem como coordenador o engenheiro agrônomo e fiscal estadual agropecuário da Adab, Raimundo José Ferreira, que também é o idealizador do projeto. O GTARP será formado por coordenadores de programas e coordenadores ou representantes das 15 regionais e terá como QG a estrutura física da Adab em Jequié.

“O grupo é pioneiro no Brasil e irá desenvolver um banco de dados sobre pragas quarentenárias e potencialmente quarentenárias associadas às culturas, estabelecer as possíveis vias de acesso, bem como estabelecer metodologias a serem seguidas nos trabalhos de campo, seja para prospecção e prevenção”, esclarece o diretor de Defesa Sanitária Vegetal, Armando Sá, lembrando que ainda vai coibir a expansão de Pragas Não Quarentenárias Regulamentadas (PNQR).

Para o diretor geral, Paulo Emílio Torres, a Agência está favorecendo o controle fitossanitário e evitando os prejuízos econômicos gerados com a introdução de pragas, como foi o caso da Helicoverpa armígera nas lavouras de soja, algodão e milho do oeste baiano. “As recentes introduções de pragas no estado refletem o risco que a o agronegócio baiano está exposto. Precisamos estar preparados e agir preventivamente é a solução para evitar os danos irreparáveis às cadeias produtivas”, esclareceu Torres.

A Análise de Risco de Pragas (ARP) é um instrumento oficial utilizado para salvaguardar o agronegócio nacional das possíveis introduções de pragas.