Siga-nos

Sem categoria

Adab destaca importância de veterinários e agrônomos para a Defesa Agropecuária da Bahia

Publicado

em

 

Josalto Alves | Ascom Adab

Durante evento de celebração aos dias desses profissionais foram entregues novos veículos que irão equipar a atividade no campo

01O reconhecimento ao trabalho realizado pelos profissionais em prol da sanidade animal, vegetal e de inspeção de produtos de origem agropecuária foi destacado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), em homenagem aos dias dedicados aos médicos veterinários e os engenheiros agrônomos – Dia AGROVET, comemorado em 9 de setembro e 12 de outubro, respectivamente. As homenagens aconteceram na manhã da última sexta-feira, 10, na sede da Agência em Ondina.

O secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, acompanhado por superintendentes e diretores da Seagri, ressaltou a importância do trabalho realizado pelos servidores da Adab, sejam os que atuam na atividade meio ou finalista. “Vocês são as alavancas que movem as pedras no caminho, desde o campo até a cidade, da produção rural à mesa do consumidor. Os profissionais da ADAB são instrumentos de construção do Sistema Seagri, com modernidade e competência incorporadas à cultura desta autarquia”, disse. O secretário levou aos homenageados as saudações do Governador Jaques Wagner, que informou continuar proporcionando melhores condições de trabalho para uma atividade tão importante para a economia do Estado, gerando emprego, renda e abertura de novos mercados investidores, e para a saúde pública.

O diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, citou a importância destes profissionais para as conquistas das ações exitosas destes 15 anos de criação da ADAB e, principalmente destes últimos três anos na minha gestão, a exemplo da abertura de mercados para exportações e a redução da faixa etária vacinal contra a Febre Aftosa. “Desde que foi criada, em 18 de janeiro de 1999, a Adab trabalha para fortalecer a agropecuária baiana e desenvolver as cadeias produtivas, por meio da sanidade animal e vegetal e inspeção de produtos de origem agropecuária. É com muito orgulho que comemoro este momento de reconhecimento ao empenho dos funcionários deste órgão, mostrando que estamos cumprindo com o compromisso em prol dos produtores e criadores e da sociedade”, acrescentou.

O recém-eleito deputado estadual, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, esteve presente juntamente com o já aposentado, Professor Inácio, representando os engenheiros agrônomos e os servidores que fizeram parte do início das atividades da ADAB na Bahia, em 1999.

A presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária na Bahia (CRMV/BA), Ana Elisa, também marcou presença e destacou o Estado como referência nacional, devido a competência e compromisso da equipe de profissionais da Adab. O delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Bahia (MDA), Welliton Rezende Hassegawa, ressaltou a defesa agropecuária como exemplo de sintonia e exemplo de compartilhamento de responsabilidades entre instituições.

A diretoria da Adab aproveitou a oportunidade e declarou o apoio a Campanha Outubro Rosa contra o câncer de mama, incentivando o autoexame e divulgando a realização de mamografia gratuita pela Secretaria de Saúde. O café da manhã “rosa” foi repleto de produtos lácteos inspecionados e frutas oriundas da Região Norte da Bahia, no Vale do São Francisco.

Novos veículos equipam a Defesa Agropecuária

02
A Adab recebeu nove veículos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Superintendência Federal do Ministério da Agricultura na Bahia (SFA-BA), para fortalecer as ações de defesa agropecuária no Estado. A entrega simbólica da chave dos veículos foi realizada pela superintende Federal da Agricultura na Bahia, Virginia Hagge, ao diretor Administrativo e Financeiro (DAF), Adolfo Cavalcante, durante a comemoração do Dia AGROVET, realizado na manhã da última sexta-feira, 10, na sede da Agência, em Ondina.

“Estes veículos darão suporte à execução de diversos programas da agência em todo o estado, promovendo o dinamismo das ações em campo e dando celeridade às atividades desenvolvidas em território baiano. Trata-se de um ato compartilhado entre o Mapa e a Seagri/Adab que, trarão melhorias para as atividades de defesa na Bahia”, esclareceu a superintendente.

As aquisições fazem parte do plano de trabalho que visa a modernização do serviço de Defesa Agropecuária, para que o Estado tenha condições de cumprir com sua obrigação de garantir a produção de produtos de qualidade e em excelentes condições sanitárias.

Barreiras Notícias - Fala Barreiras