Siga-nos

Sem categoria

Acontece em Barreiras mais uma edição do Pequi de Ouro

Publicado

em

Nova Fronteira

01No dia 26 de setembro de 2014 a partir das 19h30, a entrega festiva do “Pequi de Ouro 2014”, em homenagem a pessoas que lutam pela defesa do bioma Cerrado na bacia do rio Grande. O evento será realizado no “Bar Trapiche” (antigo “Nego d´Água”), em Barreirinhas, Barreiras, Oeste da Bahia. A animação ficará por conta de “Bosco & Randesmar”, “Reisado de Bebedouro” e “Trio Coração do Brasil”. A entrada é franca. Como brinde especial, será servida uma galinhada com pequi.

Apesar de ser considerado como uma das principais reservas de biodiversidade do mundo, o bioma cerrado continua sendo palco de uma desenfreada degradação do seu estado natural. O Oeste baiano é a região campeã em desmatamento e retirada de águas para fins econômicos. Além da exploração agropecuária, avançam a mineração e as usinas hidroelétricas. Consequências: As nascentes, brejos, riachos, rios e lagoas secam, a biodiversidade encolhe, as comunidades tradicionais com sua cultura e sabedoria geraizeira somem e o rio São Francisco, receptor e condutor das águas do gerais, se acaba.

A Agência 10envolvimento, comemorando 10 anos de jornada por um desenvolvimento mais justo e sustentável na bacia do rio Grande, promove mais uma homenagem a pessoas e organizações que lutam por uma convivência sustentável com o bioma Cerrado na região da bacia do rio Grande. Sendo o “pequi” um dos mais populares frutos do Cerrado, nada mais justo do que entregar um “Pequi de Ouro” como sinal de reconhecimento das lutas e paixões pelo bioma.

Os/as homenageados/as do “Pequi de Ouro 2014” serão:

  • Vilma Santos da Silva: geraizeira e artesã, Palmeiral – São Desidério
  • Antônio Batista Gomes: geraizeiro, Gatos – Formosa do Rio Preto
  • Gisélio Farias Serpa: geraizeiro e sindicalista, Arroz – Formosa do Rio Preto
  • Custódio Lopes de Oliveira: geraizeiro e sindicalista, Várzea Comprida – Tabocas do Brejo Velho
  • Andrea Duarte Moura, Caroline de Castro Duarte Moura Flores, Bianca Duarte Moura: radialistas, Programa Voz do Rio Grande – Barreiras
  • Durval Nunes: poeta e ambientalista, Barreiras
  • Isabel Figueiredo: Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) – Brasília

Fala Barreiras