Siga-nos

Sem categoria

Aberta hoje, 27, edição comemorativa de 10 anos da Bahia Farm Show

Publicado

em

Hebert Regis | Nádia Borges | Araticum
Rassana Milcent | AIBA

01Com a meta de alcançar R$ 1 bilhão em negócios, a Bahia Farm Show 2014, aberta na manhã de hoje, 27, reforça o otimismo da produção agropecuária do Oeste da Bahia. Com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner e do presidente da feira e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Júlio Cézar Busato, o evento, que se estende até sábado. 31, reflete a grandeza do agronegócio regional.

Para Júlio Busato, o sucesso da feira depois dos seus dez anos está atrelado aos agricultores que chegaram, há cerca de 30 anos na região, e conseguiram obter alta produtividade na produção agrícola com a utilização de tecnologia de ponta em máquinas, equipamentos e insumos, fertilização e cuidados com o solo da região. “Tenho muito orgulho em dizer que a maior produtividade de soja e algodão está na Bahia. Cultivamos hoje 2.250 mil hectares, 7 milhões de toneladas de grãos e fibras, dos quais, quase 70% são distribuídos no mercado da Bahia e Nordeste”

O governador Jaques Wagner destacou a importância dos agricultores como os principais responsáveis pelo progresso da região. “Os produtores chegaram aqui apenas com a crença em Deus, e em 35 anos, ajudaram a multiplicar do desenvolvimento na região”, reforça. As estimativas favoráveis da safra 2013/2014 na região prometem alavancar as vendas de máquinas e implementos agrícolas, possibilitando o incremento de 50% no volume de negócios na Bahia Farm Show. Cerca de 75 mil pessoas devem passar pela feira, para prestigiar as 600 marcas e produtos apresentados pelos 190 expositores, nos cinco dias de evento.

Homenagem e convênios – Durante a solenidade de abertura da Bahia Farm Show 2014, foi entregue uma placa de reconhecimento ao agricultor Luiz Antônio Cansanção pela idealização da Aiba e desenvolvimento da cultura do algodão. Também foi assinado convênio entre a Associação e o Banco do Nordeste (BNB) para a renovação do Fundo para o Desenvolvimento Integral e Sustentável da Bahia (Fundesis), com lançamento do edital marcado para amanhã (28), que vai disponibilizar R$ 1 milhão para instituições sociais do Oeste da Bahia.

Outro convênio importante foi celebrado entre a Aiba e a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) para implantar o Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental das Propriedades Rurais (Soja Plus), que visa inserir a sustentabilidade junto às propriedades rurais da região.

A Bahia Farm Show é organizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), juntamente com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação Bahia, Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

Fala Barreiras