Siga-nos

Sem categoria

Abapa participa do XXV Congresso Brasileiro de Entomologia

Publicado

em

Virgília Vieira | Ascom Abapa

Representantes da Abapa no XXV Congresso Brasileiro de Entomologia

Representantes da Abapa no XXV Congresso Brasileiro de Entomologia

Realizado pela Sociedade Entomológica do Brasil (SEB) em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão e a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), representada pelo diretor Celito Breda e parte da equipe do Programa Fitossanitário da Abapa, participou entre os dias 14 a 18 de setembro, do XXV Congresso Brasileiro de Entomologia (XXV CBE), o segundo maior evento entomológico do mundo, que aconteceu no Centro de Convenções, na cidade de Goiânia – Goiás.

Com o tema “Entomologia integrada à sociedade para o desenvolvimento sustentável”, a programação contou com palestras, simpósios, apresentação de trabalhos orais, mini-cursos e mesas-redondas. Na oportunidade o coordenador do Programa Fitossanitário da Abapa, Antonio Carlos Araujo falou sobre o tema Bicudo do algodoeiro na Bahia: ações de controle, na mesa-redonda moderada pelo Entomologista da Embrapa Algodão, José Ednilson Miranda.

Para o coordenador do Programa Fitossanitário da Abapa, o evento abordou temas importantes para o fortalecimento da agricultura. “Foram dias de profundo aprendizado sobre assuntos pertinentes à cadeia entomológica, como o uso das metodologias corretas para monitoramentos e as tomadas de decisões para o controle das pragas e insetos. Acredito que todos os que participaram obtiveram informações que agregou conhecimento para o fortalecimento de toda a cadeia produtiva”, disse Antonio Carlos.

“Fizemos um congresso inovador, levando os avanços da pesquisa entomológica não somente para a academia, mas também para os setores produtivos rurais e urbanos. Neste evento, teremos também o prazer de hospedar pela primeira vez uma reunião da Seção Internacional da Sociedade Americana de Entomologia (ESA), para darmos início a uma parceria entre as duas sociedades visando o estabelecimento de interações conjuntas nos cenários nacional e internacional”, disse a presidente do XXV CBE, Eliane Quintela.

Além da palestra ministrada pela Abapa, foram abordados os seguintes temas: Programa de supressão do bicudo no estado do Goiás, ministrada por José Edmilson Miranda; Ações do Instituto Mato-Grossense do Algodão (IMA) para o manejo do bicudo no Mato Grosso, ministrada por Renato Tachinardi do Instituto Mato-Grossense do Algodão (IMA); Controle do bicudo na região de Holamba II, ministrada por Regina Hakvoort, da Associação Paulista de Produtores de Algodão.