Siga-nos

Sem categoria

A experiência começa com a oportunidade

Publicado

em

Pedro Cunha

Parece que virou moda todos quererem contratar somente funcionários com experiência na área que os empresários precisam.

01Quando não é exigência da experiência para o cargo, eles reclamam que falta gente qualificada disso, daquilo, aqueloutro (…).

O Brasil é um dos países mais burocráticos do Mundo e já foi feita uma observação pela OMC, nas questões de importações e exportações de produtos e matérias primas entre os parceiros da organização. Agora, por que será? Confiança, Credibilidade? Acho que já sei o que falta: Oportunidade e Otimismo.

Um mundo de gente talentosa que tem em Barreiras e também no Brasil inteiro, que está desempregada e que poderia mostrar as suas cartas e até, digamos, mostrar mais serviço do que muitos que já tem anos e anos de experiência está na ociosidade ou então, está na deriva por aí a fora por causa da mentalidade supérflua do mercado.

O desenvolvimento pessoal e social começa assim: você dá uma chance, ou duas, para aquela pessoa e diz a ela o que tem de fazer e espera que ela cumpra com os resultados. Pronto, ela conseguiu no final de tudo a tão exigida Experiência que as empresas daqui incutem em querer.
Eu me pergunto: Se a vaga é para área operacional ou não, mesmo não conseguindo preencher a vaga, então porque tantas exigências? Parece até ridículo, mas é a mera verdade pra quem está procurando um emprego, e como as empresas estão abordando localmente.

Gente, precisamos olhar de forma progressista, democrática, republicana e pensar no Desenvolvimento de agora e do futuro. Pensem adiante, no crescimento de forma geral: Pessoal, Empresarial e Social. Esqueçam o pessimismo que atrapalha e que já até criou uma barreira em nós acharmos que fulano fez isso, então, vou fazer também porque senão, não vai dar certo.

Para o mercado de trabalho é a mesma coisa, é necessário deixar de burocracia e pensar no retorno não só financeiro, mas de forma geral. Se não consegue achar gente qualificada ou com experiência é simples: Dê treinamento. Todo mundo vai ganhar: A empresa vai ganhar, o funcionário (ou aprendiz) vai ganhar, a sociedade vai ganhar. Tudo vai girar e fluir de forma bem mais dinâmica e todos nós cresceremos mentalmente e pessoalmente. Só basta mudar.

Fala Barreiras