Siga-nos

Sem categoria

7 dicas para quem deseja fazer um inventário de máquinas e equipamentos

Dicas para realizar um inventário de máquinas e equipamentos

Publicado

em

A NR-12 de Segurança do Trabalho coloca a obrigatoriedade da manutenção do inventário de máquinas e equipamentos pelas empresas. Mas, afinal, como fazer esse procedimento do jeito certo?

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, oferecemos dicas para que você não erre na hora de inventariar o maquinário de sua empresa. Acompanhe na leitura!

Dicas para realizar um inventário de máquinas e equipamentos #1: cuidado ao escolher a empresa ou profissional que vai realizar o inventário

Embora a NR-12 não especifique a formação exigida dos profissionais que fazem inventários, prefira os engenheiros com especialização em Segurança do Trabalho.

Quanto às empresas que prestam esse serviço, todas devem possuir o registro CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Dicas para realizar um inventário de máquinas e equipamentos #2: adote modelos de inventário padronizados

Os modelos de inventário digitalizados facilitam a coleta de informações e agilizam o envio das mesmas, sendo uma solução que pode acelerar a conclusão desse procedimento.

Alguns desses inventários podem gerar relatórios com dados personalizados, de acordo com as necessidades e características dos maquinários de cada empresa.

Veja este exemplo de inventário de máquinas e equipamentos nr12!

Dicas para realizar um inventário de máquinas e equipamentos #3: invista em inventários completos

Embora sejam uma exigência legal, os inventários são muito mais do que isso. Eles facilitam o controle e identificação de possíveis riscos, evitando acidentes envolvendo equipamentos.

E, quanto mais detalhado for esse levantamento, mais ele poderá servir à essa finalidade.

Dicas para realizar um inventário de máquinas e equipamentos #4: exija a ART

A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é o documento que identifica o profissional que realizou o inventário de sua empresa. Com ela, sua empresa fica resguardada de possíveis irregularidades encontradas no inventário.

Contudo, para que a ART seja válida, o profissional que a assina deve ser devidamente habilitado e qualificado.

Dicas para realizar um inventário de máquinas e equipamentos #5: a análise de riscos deve ser feita

O profissional ou empresa contratada para realizar o inventário de máquinas e equipamentos deve fazer a análise de riscos.

Essa análise consiste em uma averiguação completa dos sistemas de segurança dos maquinários presentes em sua empresa, averiguando aspectos hidráulicos, mecânicos, elétricos e eletrônicos.

Dicas para realizar um inventário de máquinas e equipamentos #6: atualize seu inventário sempre que necessário

Embora os inventários tenham validade de 1 ano, adequações e mudanças de finalidade na operacionalização das máquinas podem reduzir essa validade.

Por exemplo, em casos de mudanças, pode ser necessário fazer um novo inventário antes do vencimento do procedimento passado.

Dicas para realizar um inventário de máquinas e equipamentos #7: confira se o inventário informa intervenções no maquinário

O inventário deve, necessariamente, conter informações sobre todas as intervenções feitas em máquinas e equipamentos, assim como as datas em que elas foram realizadas.

Entre essas intervenções, podemos mencionar as manutenções, reparos e as alterações realizadas em maquinários.

Inventário de máquinas e equipamentos: um procedimento fundamental para sua empresa

Para concluir, devemos reforçar que esse inventário não deve ser encarado como uma mera exigência legal. Isso porque é ele que permite a implementação de todas as normas referentes à segurança em trabalhos que envolvem maquinários.

Então, se você deseja fazer um bom laudo, siga as dicas que apresentamos aqui!

As dicas que apresentamos nesse artigo o ajudaram a fazer o seu inventário de máquinas? Comente!

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barreiras Notícias - Fala Barreiras