Siga-nos

Política

Tito participa da Assembleia de Criação do Instituto do Câncer do Oeste da Bahia

Na oportunidade, foram discutidas a aprovação do estatuto, a eleição e posse da primeira diretoria

Publicado

em

Ascom Deputado Federal Tito (Avante/BA)

Na noite da quinta-feira (10) o deputado federal Tito (Avante/BA) participou da Assembleia de criação do Instituto do Câncer do Oeste da Bahia (ICOB), o deputado estava acompanhado dos vereadores de Barreiras Nereu do Gás e Marcos Reis, e pelo vereador Marusan do município de São Desiderio.

Durante o evento foram discutidas a aprovação do estatuto, eleição e posse da diretoria, além de serem traçados cenários para médio e longo prazo quanto as possíveis ações do Instituto, assim como interação dos participantes pontuando questões relevantes quanto a importância de ter uma unidade de tratamento de câncer na região Oeste da Bahia.

O processo de criação do instituto iniciou no Rotary em 2014 com o lançamento de uma petição pública com o objetivo de mobilizar a população e sensibilizar o poder público para a construção de uma unidade de tratamento de câncer em Barreiras. Foram coletadas cerca de 15 mil assinaturas, as quais foram entregues ao Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas. Após isso, o Rotary de Barreiras iniciou o processo de criação de um instituto que fará a gestão de recursos que poderão ser direcionados para a construção de um hospital para pacientes com câncer, casa de acolhimento de famílias e pacientes em tratamento, além de núcleos de apoio.

Tito disse que essa iniciativa popular, suprirá a falta de atendimento de serviços públicos de saúde em oncologia, em atendimento da população do Oeste da Bahia, além de manter alto padrão em excelência neste atendimento.

“O câncer é uma doença devastadora que não escolhe cor, raça, credo e nem condição social, e todos os setores da sociedade, potencialmente, podem contribuir para o sucesso dessa iniciativa. A concretização deste projeto, que hoje toma forma, são louváveis para a população da região que necessita de tratamento oncológico. Esse encontro de hoje traz uma esperança de atender nossa população mais próximo de sua casa, e proporcionar conforto aos pacientes e aos seus familiares. Temos que buscar boas parcerias, inclusive com o poder público, nas três esferas de poder, e contribuir efetivamente na implantação desse serviço tão esperado por todos nós do Oeste”, declarou o deputado.