Siga-nos

Política

Simone Tebet aceita convite de Lula para ser ministra do Planejamento

O nome da senadora chegou a ser cogitado para outras pastas, como os ministérios do Desenvolvimento Social, das Cidades ou do Meio Ambiente…

Publicado

em

Simone Tebet

Simone Tebet e Lula | Foto: Ricardo Stuckert/PT / Reprodução: Veja

Após longas discussões sobre qual seria seu papel no novo governo, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) aceitou o convite e será ministra do Planejamento do governo Lula (PT).

O anúncio foi feito nesta terça-feira, dia 27, pelo deputado Alexandre Padilha (PT-SP), futuro titular da Secretaria das Relações Institucionais na Presidência da República. Ele negou, porém, que Lula tenha discutido com Tebet mudar a estrutura atual do ministério. “Temos uma sinalização positiva de que ela aceitou o ministério do Planejamento”, disse Padilha.

O presidente Lula fez o convite à senadora Simone Tebet pelo papel que ela teve no segundo turno e como prefeita, como senadora e capacidade como gestora

Em reunião com Lula, a futura ministra do Planejamento Simone Tebet (MDB) disse que “trabalhará “junto” de Fernando Haddad (Fazenda). Além de Lula, Tebet e Haddad, estavam presentes também Gleisi Hoffmann, presidente do PT, e Alexandre Padilha, articulador político do futuro governo.

O Ministério do Planejamento de Tebet participará do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), inclusive do comitê gestor, a coordenação seguirá com a Casa Civil. A pasta não vai ficar responsável pelos bancos públicos, como o Banco do Brasil e a Caixa.

A confirmação de Tebet no Planejamento encerra longas semanas de discussões e destrava a montagem final da composição da equipe de Lula, em negociações com o MDB, PSD e União Brasil. Lula vai dar sequência a reuniões com lideranças partidárias para concluir o anúncio dos 16 ministérios pendentes.