Siga-nos

Política

Parlamentares destacam lançamento de edital da Ponte Salvador-Itaparica

Empreendimento será feito através de uma parceria público-privada (PPP)

Publicado

em

Ascom Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) | Foto: Neuza Menezes/Agência ALBA

O lançamento do edital para a construção da ponte ligando Salvador à Ilha de Itaparica, publicado no Diário Oficial do Estado da quarta-feira (dia 18), repercutiu na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Os integrantes da Comissão Especial do Complexo Intermodal da Fiol, Porto Sul e Complexo Viário do Oeste destacaram a importância do empreendimento, que será feito através de uma parceria público-privada (PPP). Segundo o presidente do colegiado, deputado Antonio Henrique Jr. (PP), o leilão deve ocorrer já em novembro na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

“Parabenizamos o governador Rui Costa por mais esse investimento fundamental para o desenvolvimento da Bahia”, afirmou ele. Orçado em R$ 5,34 bilhões e com aporte de R$ 1,51 bilhão do Governo do Estado, o projeto da ponte abre perspectiva para que a região diretamente impactada receba, durante a concessão, investimentos públicos e privados três vezes maiores do que os recursos gastos na obra. A Ponte Salvador-Ilha de Itaparica, que será a segunda maior da América Latina, terá 12,3 km de extensão e ocupará a 23ª posição no ranking mundial de pontes.

O deputado Osni Cardoso (PT) afirmou que a ponte vai possibilitar o crescimento econômico não só da Ilha de Itaparica, como também do Recôncavo, Baixo Sul, Sul baiano, entre outras regiões do estado. Já Zé Raimundo (PT) afirmou que o lançamento do edital é uma resposta a quem não acredita na construção da ponte. “Quem não acredita agora passará acreditar”, afirmou ele. É esperado que o Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica, como vem sendo chamado, crie um novo vetor de desenvolvimento no estado, beneficiando dez milhões de habitantes em cerca de 250 municípios.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barreiras Notícias - Fala Barreiras