Siga-nos

Política

Jerônimo Rodrigues é diplomado pelo TRE-BA e assumirá governo da Bahia em 2023

Jerônimo foi eleito governador da Bahia, no segundo turno das eleições de 2022, somando 52,54% dos votos válidos.

Publicado

em

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou a solenidade de diplomação dos eleitos nas Eleições Gerais 2022, no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. O evento ocorreu nessa sexta-feira, 16 de dezembro, às 17h. Com o ato, candidatas e candidatos eleitos e eleitas se habilitam ao exercício do mandato.

Ao todo, 107 eleitos foram diplomados pelo TRE da Bahia. A cerimônia de diplomação foi comandada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE), Roberto Frank, que iniciou a cerimônia comentando sobre o processo eleitoral do estado neste ano e o caracterizou como histórico.

Não toleramos a falta de respeito transvestida de liberdade de expressão. Enfrentamos um processo eleitoral histórico, longo, com um quantitativo de eleitores enorme. O eleitorado baiano deu um exemplo a todo Brasil de como exercer o direito ao voto respeitando as diferenças, o que resulta em democracia.

O evento celebrou o primeiro passo para a posse do futuro governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Ao ser diplomado, Jerônimo afirmou que parte dos novos secretários do Estado serão anunciados na próxima segunda-feira (19).

Além da divulgação que será feita na segunda-feira, ele garantiu um outro anúncio durante a mesma semana, além do último até o dia 30 de janeiro. Dessa forma, segundo o governador, os nomes dos secretários só estarão completos após a posse, que será no dia 1º de janeiro.

O governador, que caracterizou a diplomação como o “coroamento do processo eleitoral baiano”, também informou que a equipe de transição irá se reunir durante o sábado (17) e domingo (18), para debater sobre temas como segurança pública e educação.

Neste final de semana estaremos, no sábado e domingo, trabalhando na comissão de transição. Iremos fechar com os partidos os nomes que ainda precisam de confirmação e debater ações nas áreas de segurança-pública, educação, saúde, segurança pública e turismo, disse Jerônimo.

Jerônimo foi eleito governador da Bahia, no segundo turno das eleições de 2022, somando 52,54% dos votos válidos contra 47,46% de ACM Neto (União) com 96,39% das urnas apuradas, de acordo com informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ex-secretário de Educação da Bahia se tornou o primeiro governador indígena do país. Isso porque o postulante ao Palácio de Ondina se declarou desta maneira no pedido de registro de candidatura junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Visited 1 times, 1 visit(s) today
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *