Connect with us

Eleições 2024

Veja resultados das duas novas pesquisas eleitorais divulgadas nessa quinta-feira

A 16 dias do 2º turno, pesquisas indicam diferença pequena entre Lula e Bolsonaro…

Publicado

em

Datafolha divulgou hoje (27/10) nova pesquisa para presidente da República

Duas novas pesquisas eleitorais foram divulgadas nessa quinta-feira, 13 de outubro, para mostrar as intenções de voto dos brasileiros para a presidência do Brasil.

No levantamento do instituto Paraná Pesquisas para as eleições presidenciais de 2022, encomendando pelo partido Progressistas e divulgado nessa quinta-feira (13), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 51,9% dos votos válidos, tecnicamente empatado, dentro da margem de erro, com o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 48,1%.

Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence o pleito.

Nessa pesquisa, foram entrevistadas 2.020 pessoas face a face entre 8 e 12 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O contratante foi o partido Progressistas (PP), por meio de seu diretório nacional. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08438/2022.

Levando em conta os votos totais, Lula fica com 47,6% das intenções, contra 44,1% de Bolsonaro. Os que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos ou que pretendem votar em branco ou nulo somam 4,8%. Os que não sabem ou não responderam representam 3,6%.

Outra pesquisa eleitoral divulgada na mesma data foi a do instituto Quaest.  A sondagem, feita com entrevistas presenciais e contratada pela Genial Investimentos, aponta o ex-presid ente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança, com 49% das intenções de voto no cenário estimulado, quando os eleitores recebem uma lista com os nomes dos candidatos.

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), somou 41%. No levantamento anterior de segundo turno feito pela Quaest e divulgado no último dia 6, Lula tinha 48%, portanto ele oscilou um ponto para cima na margem de erro; Bolsonaro manteve 41%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos

O instituto também instituiu um novo modelo, chamado likely voter (eleitor provável), que identifica os eleitores com maior probabilidade de ir votar em 30 de outubro, levando em conta dados como o interesse pela eleição e o comportamento anterior do eleitor. Nesse cenário, considerando apenas votos válidos, Lula tem 53%, e Bolsonaro, 47%. Segundo o instituto, a modelagem permite a melhor compreensão dos possíveis efeitos da abstenção sobre os resultados.

O modelo foi feito a partir de dados do comparecimento real no 1º turno da eleição de 2022 e de de pesquisas anteriores da Quaest. Na apuração das urnas na primeira rodada eleitoral, Lula terminou com 48,43% (57.259.504) dos votos e Bolsonaro ficou com 43,20% (51.072.345) dos votos válidos. O segundo turno eleitoral acontece no dia 30 deste mês. O instituto entrevistou 2 mil pessoas pessoalmente entre os dias 10 e 12 de outubro. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-07940/2022 e custou R$ 112.865,23.

O Quaest é um instituto de pesquisas com sede em Belo Horizonte. Até 2020, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a empresa realizava pesquisas eleitorais só em Minas Gerais. Hoje, faz levantamentos sobre intenções de voto para presidente, governador e para o Senado em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. O instituto tem uma parceria com a Genial Investimentos, a qual financia levantamentos para as eleições de 2022. As pesquisas são realizadas com entrevistas presenciais.