Connect with us

Eleições 2024

Segundo o IPEC, ACM Neto lidera com 51% e Jerônimo tem 40% do votos válidos

Jerônimos Rodrigues do PT teve um aumento dos votos válidos da primeira pesquisa quando o percentual era de 17% para os atuais 40%…

Publicado

em

Eleições 2022

A pesquisa Ipec (antigo Ibope) divulgada neste sábado (1º), foi contratada pela TV Bahia e mostra os números da disputa para o governo do estado em votos válidos.

O candidato do União Brasil, ACM Neto, aparece com 51% dos votos válidos. Em segundo lugar está o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, com 40%.

Para Jerônimos Rodrigues, é possível identificar aumento nos votos válidos. Na primeira pesquisa Ipec, o percentual do petista era 17%, número que subiu para 37% na seguinte.

O candidato João Roma (PL) aparece na terceira colocaçãocom 7%, Kleber Rosa (PSOL) está com 1% dos votos válidos. Nas últimas posições em relação aos votos válidos estão Marcelo Millet (PCO) e Giovani Damico (PCB). Millet (PCO) aparece com 1%, Já Damico não pontuou na pesquisa deste sábado.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Confira o resultado

  • ACM NETO (União Brasil): 51% (obteve 69% e 54% nas pesquisas anteriores)
  • Jerônimo Rodrigues (PT): 40% (obteve 17% e 37% nas pesquisas anteriores)
  • João Roma (PL): 7% (obteve 9% e 7% nas pesquisas anteriores)
  • Marcelo Millet (PCO): 1% (obteve 3% e 1% nas pesquisas anteriores)
  • Kleber Rosa (PSOL): 1% (obteve 2% e 1% nas pesquisas anteriores)
  • Giovani Damico (PCB) : 0% (obteve 1% nas pesquisas anteriores)

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA – 01710/2022 (TRE) e BR – 05440/2022 (TSE).

 Com informações do G1 Bahia