Connect with us

Eleições 2024

Primeira cirurgia do coração realizada em Barreiras demonstra a importância de ampliação do serviço de cardiologia em cidades do interior

O procedimento foi possível graças a ampliação do Hospital do Oeste e implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon)…

Publicado

em

Dona Rose Santos e seu filho Ulisses, felizes com o resultado da cirurgia

Segundo dados do Ministério da Saúde, 30% das mortes de brasileiros todo ano são causadas por doenças no coração e no sistema circulatório. A maior parte dessas doenças, pode ser tratada ou evitada se forem tomados os devidos cuidados através do acompanhamento com um médico cardiologista, realizando exames e adotando hábitos saudáveis de vida.

Em alguns casos, há a necessidade de intervenção cirúrgica. As cirurgias no coração nada mais são do que intervenções cirúrgicas realizadas nas estruturas que compõem esse órgão. Dentre elas, podemos citar valvas cardíacas, artérias ou sua estrutura muscular.

Para a maioria das cidades do interior da Bahia, as intervenções cirúrgicas desse porte são realizadas em Salvador. Os pacientes são encaminhados para a capital e muitas vezes precisam esperar por uma vaga, correndo o risco de não resistir. Em Barreiras, Oeste da Bahia, a primeira cirurgia do coração realizada recentemente na cidade, chamou a atenção para a importância de ter esse atendimento de forma rápida para salvar vidas de pacientes que são diagnosticados com problemas cardiovasculares.

Ulisses, já recuperado da cirurgia

Esse tipo de procedimento está sendo possível em Barreiras graças à ampliação do Hospital do Oeste e implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Localizada ao lado do Hospital do Oeste, a unidade de tratamento oncológico recebeu um investimento de aproximadamente R$ 32 milhões, sendo parte do investimento viabilizada com os R$ 14 milhões destinados através de emenda parlamentar solicitada pelo mandato de Antonio Henrique Júnior ao deputado federal Cacá Leão, para ampliação do hospital.

De acordo com Rose Santos, mãe de Ulisses (o primeiro paciente a realizar uma cirurgia de coração em Barreiras), seu filho descobriu a doença por acaso. Ao fazer exames para participar de um time de futebol, foi diagnosticado com um grave problema no coração em decorrência da doença de chagas. Ulisses foi imediatamente encaminhado à UPA e em seguida transferido para o HOSPITAL DO OESTE, onde recebeu todos os cuidados.

A expectativa era de que o jovem fosse transferido para Salvador para realizar a cirurgia, porém, para surpresa da mãe, a cirurgia foi realizada aqui mesmo em Barreiras com muito sucesso. Agradecida, Rose parabeniza toda a equipe médica que cuidou do seu filho e ao Deputado Antonio Henrique Júnior por trazer para a região um serviço tão importante para a saúde da população.

“O serviço de cardiologia oferecido aqui em Barreiras é uma benção de Deus. Salvou a vida do meu filho e há de salvar muitas ainda. Obrigada Antonio Henrique Júnior”, agradece Rose Santos.

Antonio Henrique Júnior, o deputado da saúde

A ampliação do Hospital do Oeste, em Barreiras, que já trouxe para a unidade outros dois blocos de enfermaria com 62 leitos entregues em 2020, irá trazer para a cidade, além do setor de oncologia inaugurado esse ano, a implantação de 35 novos leitos, distribuídos entre UTI adulto (20), UTI neonatal (3), quimioterapia (10) e obstetrícia (2). Além disso, o Deputado Antonio Henrique Júnior pretende trazer para Barreiras o Hospital da Criança para atender a grande demanda em toda a região que sofre sem um atendimento pediátrico especializado para esse público.

Veja aqui o depoimento de Rose Santos, mãe de Ulisses!