Siga-nos

Eleições 2024

Pesquisas CNT/MDA e Ipec divulgadas nessa segunda-feira (17) mostram intenções de voto em Lula e Bolsonaro no 2.º turno

Pelo critério de votos válidos, usado pelo TSE na totalização dos votos e que exclui brancos, nulos e indecisos, Lula mantém favoritismo…

Publicado

em

Eleições 2022

Os resultados para intenção de voto mostram disputa acirrada entre Lula e Jair Bolsonaro no 2º turno. Com índices de definição de voto para ambos os candidatos acima de 94% e indecisos em 4%, o engajamento de seus respectivos eleitores para comparecer na votação de 30 de outubro será decisivo.

Pesquisa realizada presencialmente pelo Instituto MDA, contratada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e divulgada nesta segunda-feira (17), aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 53,5% das intenções para votos válidos, enquanto o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), aparece com 46,5%.

Esta é a primeira pesquisa CNT/MDA após o primeiro turno das eleições para a Presidência da República. Foram 2002 pessoas ouvidas de diversos estados brasileiros entre os dias 14 a 16 de outubro, de forma presencial. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR 05514/2022. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou menos.

Já a pesquisa Ipec também divulgada nesta segunda-feira (17), encomendada pela Globo, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 43%.

Se a eleição fosse hoje, Lula teria 54% dos votos válidos, e Bolsonaro, 46%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Este é o terceiro levantamento do Ipec após o primeiro turno das eleições. Foram entrevistadas 3.008 pessoas em 184 municípios entre sábado (15) e segunda-feira (17). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02707/2022.