Siga-nos

Eleições 2024

Em defesa do meio ambiente, barreirense Marciel do PSOL pretende levar a natureza para o centro do debate político

“Tenho consciência que a natureza vive sem a gente, mas nós não vivemos sem a natureza”…

Publicado

em

Eleições 2022

Marciel é nascido e criado em Barreiras. Formado em Geografia pela UFOB, Professor da Educação Básica e Membro do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Barreiras. Além disso é Secretário Geral do PSOL Barreiras e Coordenador Nacional do Setorial Ecossocialista do PSOL, representando a Bahia, e Secretário Nacional de Movimentos Populares da APS/PSOL.

Se interessou por política ao ingressar no curso de Geografia e estudar as relações entre a Sociedade e a Natureza e entender que não existirá vida humana se não houver equilíbrio ecológico. “Tenho consciência que a natureza vive sem a gente, mas nós não vivemos sem a natureza”, comenta ele.

Eleições 2022

Como candidato a Deputado Estadual, a centralidade da sua atuação parlamentar será no eixo ambiental, buscando pôr fim ao desmatamento na Bahia e regularizar as outorgas de água para a irrigação. Além disso, em sua concepção, se faz necessário um debate sério a respeito da fragilidade jurídica da terra em todo o Estado, uma vez que o histórico de grilagem de terras na Bahia, além de produzir uma insegurança jurídica para os produtores rurais, ainda promove novos passivos ambientais e conflitos territoriais em nossa região.

Desse modo, para Marciel, fazer a alienação das terras públicas e demarcar os territórios originários e tradicionais na Bahia, é o caminho para o desenvolvimento ecológico e econômico do nosso Estado. Segundo ele, o espaço para construir esta mudança de comportamento político da Sociedade, é o Estado.

Logo, torna se necessário agir politicamente diante dessa realidade. “Como a atual relação que temos com a natureza está provocando mudanças climáticas e catástrofes ambientais, precisamos mudar essa relação e buscar um modelo de economia política, que busque reverter esta lógica atual e passe a produzir uma economia pautada no equilíbrio ecológico e não no lucro”, defende Marciel.

Diante disso, o interesse pela política, foi pela necessidade de trazer a natureza para o centro do debate político. Assim, a natureza estará no centro do debate que fará na ALBA.  O objetivo é representar o Oeste da Bahia como a região de maior produção de água doce do Nordeste.

Parar de desmatar o Cerrado e passar a plantar para aumentar o estoque de água doce é uma ação urgente e necessária segundo o candidato. Investir em uma agricultura ecológica em que o Cerrado seja incluso como meio de produção e não excluído por meio do desmatamento é uma solução viável. Além de frutos altamente nutritivos, o Cerrado possui um grande potencial farmacológico, segundo os professores do curso de Farmácia da UFOB.

Diante de tudo isso, a aceitação da campanha de Marciel a Deputado Estadual foi excelente. “Muitas pessoas me disseram que enxergam verdade na minha campanha, pois eu não me prendo às polarizações políticas do momento. A minha candidatura está muito focada na pauta política real que defendo, que é a defesa de uma política ecológica, afirma o candidato.

Em sua visão, o Oeste da Bahia é representado politicamente hoje por alguns grupos políticos que não tem divergência política entre eles para além dos interesses pessoais. São políticos hereditários ou que representam alguns setores produtivos que financiam as suas campanhas. Não são políticos de formação e sim de carreira. “Por isso que a nossa região se encontra tão mal representada”, comenta ele.

Eleições 2022

Como candidato a Deputado Estadual, Marciel pretende lutar pela preservação das áreas de recarga de água na Bahia, que será uma prioridade em seu mandato, caso seja eleito. “Temos que entender que sem Cerrado não teremos água e sem água não teremos vida, muito menos produção agrícola”, afirma ele.