Siga-nos

Eleições 2024

ELEIÇÕES 2022:
TSE realiza encontro para apresentar código-fonte dos sistemas eleitorais

Integrantes da área técnica dos partidos terão acesso à sala em que ficam os computadores do TSE…

Publicado

em

Eleições 2022

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai promover no próximo dia 4 de outubro, um encontro para explicar o código-fonte dos sistemas eleitorais que serão utilizados nas eleições de 2022. Partidos políticos que tenham representatividade no Congresso Nacional vão poder tirar suas dúvidas.

Por conta das suspeições levantadas sobre o sistema eleitoral brasileiro, O TSE decidiu antecipar essa apresentação um ano antes da realização do pleito eleitoral marcado para 2 de outubro de 2022. Vale salientar que, desde 2014, porém, nenhuma legenda enviou representantes às reuniões.

De acordo com o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso Barroso, além dos partidos políticos com representação no Congresso Nacional, podem participar do evento membros da Comissão de Transparência das Eleições, criada recentemente.

Na ocasião, a secretaria de tecnologia da informação do TSE fará uma explanação técnica para elucidar todas as etapas do sistema eleitoral. Integrantes da área técnica dos partidos terão acesso à sala em que ficam os computadores do TSE.

Apesar dessa apresentação não ser liberada para o público, representantes técnicos de partidos políticos, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Polícia Federal, entre outras instituições, podem contribuir para o aperfeiçoamento dos sistemas eleitorais. Para dar uma maior transparência, será autorizado o acesso ao código-fonte, assim como o conjunto de software da urna eletrônica.

Após essa etapa, o programa passa por uma atualização com o nome dos candidatos, assinatura digital, além de ser lacrado e enviado aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para ser inserido nas urnas eletrônicas. Esses procedimentos podem ser conferidos por partidos políticos e representantes da sociedade civil.

Essa medida visa aumentar a transparência e a auditoria da eleição de 2022. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o tema, principalmente após os rumores de possíveis fraudes eleitorais.