Siga-nos

Eleições 2022

ELEIÇÕES 2022:
Em pesquisa Ipec ACM Neto tem 47% e Jerônimo Rodrigues tem 32%

Na reta final da disputa para o governo da Bahia, Jerônimo (PT) obteve 19 pontos percentuais de crescimento em relação ao resultado anterior…

Publicado

em

Eleições 2022

ACM Neto tem 15 pontos percentuais de vantagem sobre Jerônimo Rodrigues na disputa para o governo da Bahia | Foto: Reprodução/ TV Bahia / G1

A poucos dias do primeiro turno das eleições deste ano, candidatos se organizam para buscar os últimos votos de pessoas indecisas ou até mesmo tirar eleitores de seus adversários. Os movimentos das campanhas são guiados, em grande parte, pelas pesquisas eleitorais, que se tornam cada vez mais frequentes à medida que o dia 2 de outubro se aproxima.

Na Bahia, pesquisa realizada pelo IPEC (antigo Ibope), divulgada nesta sexta-feira (23) e contratada pela TV Bahia, revela os índices de intenção de voto para o cargo de governador do estado. Esse é o segundo levantamento feito pelo instituto para a corrida eleitoral da Bahia em 2022.

De acordo com a pesquisa, o candidato do União Brasil, ACM Neto, aparece com 47% das intenções de voto. O índice é menor em relação ao apurado na pesquisa anterior, quando Neto tinha 56%, o que representa queda de nove pontos percentuais.

Já o segundo candidato na disputa é Jerônimo (PT), com 32% das intenções de voto, percentual superior ao indicado na primeira pesquisa, que foi de 13%. São 19 pontos percentuais de crescimento do candidato petista. Jerônimo, por sua vez, cresce em todos os segmentos analisados, tendo crescimento maior entre mulheres, indo de 13% para 32%, e eleitores entre 45 a 59 anos (de 13% para 36%).

Entre os demais candidatos, o resultado apresentado pelo instituto foi o seguinte: O candidato João Roma (PL) possui 6%, índice que era de 7% no levantamento anterior e o candidato Marcelo Millet (PCO) aparece com 1%, índice que foi de 2% na pesquisa anterior. Nas últimas posições estão Kleber Rosa (PSOL) com 1%, mesmo índice da pesquisa anterior, e Giovani Damico (PCB) não pontuou nas duas pesquisas. Votos brancos e nulos somam 4%. Estão indecisos outros 8%.

O Instituto em Pesquisa e Consultoria (IPEC) ouviu 1.504 pessoas, entre os dias 20 e 22 de setembro, em 72 cidades do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA – 05576/2022 (TRE) e BR – 04999/2022 (TSE).

Fala Barreiras