Siga-nos

Política

Antonio Henrique saúda os 50 anos da Embasa

Deputado homenageou os 50 anos da empresa que tem relevantes serviços prestados à comunidade baiana”…

Publicado

em

Embasa

Em moção de aplausos pelos 50 anos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A (Embasa), o deputado Antonio Henrique (PP) contou a história da instituição, reafirmou sua importância “para a Bahia e para os baianos”, e enalteceu o trabalho de “excelência e sustentabilidade”, que contribui “para a universalização e melhoria da qualidade de vida”.

Criada em 11 de maio de 1971, a Embasa, “nasceu quando aconteceram as primeiras iniciativas em saneamento básico no Brasil”. Na época, menos de 50% dos habitantes das zonas urbanas brasileiras contavam com serviços de abastecimento de água e menos de 25% dispunham de sistemas de esgotamento sanitário.

Segundo o deputado, a empresa foi criada para “desenvolver projetos, construir, ampliar e reformar diversos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário”, sendo “a primeira companhia estadual do país a capacitar-se para convênios com o extinto Banco Nacional de Habitação (BNH), visando a captação de recursos”.

Em 1992, continuou Antonio Henrique, a Embasa assinou contrato de financiamento com o Programa de Modernização do Setor de Saneamento (PMSS) através do Banco Mundial (Bird), “dando início a ações para seu desenvolvimento empresarial”. Em 2006, “concorrendo com cerca de 50 instituições públicas e privadas”, a Embasa recebeu a faixa ouro do Prêmio Nacional da Gestão Pública.

O marco regulatório do saneamento representou “uma virada de página na história dos serviços públicos de saneamento no Brasil”. Na Bahia, a Lei Estadual de Saneamento Básico entrou em vigência em 2008, “instituindo os meios necessários” para que as determinações da lei nacional fossem cumpridas e tornando a Embasa a principal executora da política do Estado para o setor.

Em 2008, prosseguiu Henrique, a empresa adaptou e aprimorou a gestão de seus processos “na perspectiva da universalização com sustentabilidade” dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Estado, e nasceu o Programa Água Para Todos (PAT). Entre 2007 e 2015, a Embasa, implantou “importantes obras de melhoria, implantação e ampliação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário”. Com “954 mil novas ligações de água, beneficiando mais de 3,6 milhões de baianos”, se concentrando principalmente nas localidades do semiárido baiano, “onde foram realizadas mais de 55% das ligações”.

Na área de esgotamento sanitário, “os números impressionam ainda mais” Antonio Henrique. “Foram 495 mil novas ligações no período, beneficiando cerca de 2 milhões de pessoas”. Por este histórico, ele homenageou os 50 anos “dessa empresa com relevantes serviços prestados à comunidade baiana”.

Governador da Bahia vai se reunir com Prefeitos da Região Oeste nesta segunda (24) para discutir balanço do decreto estadual

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43

Barreiras Notícias - Fala Barreiras