Política
Antonio Henrique Júnior é eleito 3º vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia
Composição da nova Mesa Diretora da Alba foi definida na tarde dessa quarta-feira (1°)…


Um novo mandato se inicia na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) a partir dessa quarta-feira (1º) com a posse dos 63 deputados estaduais eleitos, no último pleito de 2022. Os novos parlamentares assumiram a 20ª Legislatura na Casa, em sessão solene, iniciada às 14h30. A ocasião contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o vice Geraldo Júnior (MDB).
Conforme prevê seu Regimento Interno, o Parlamento baiano se reuniu, em sessões preparatórias neste dia, para dar posse a seus membros e eleger sua Mesa Diretora para o próximo biênio 2023-2024. A cerimônia de posse aconteceu no Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, sede do Legislativo, conduzida pelo seu presidente, deputado Adolfo Menezes (PSD).
Por ordem alfabética, cada parlamentar foi chamado pelo secretário da sessão para ratificar com a expressão “assim o prometo” o juramento preconizado pela Constituição Estadual, proferido pelo presidente dos trabalhos: “Prometo cumprir fielmente a Constituição Federal e a Constituição Estadual, promover o bem-estar geral do Estado e observar suas leis”. Após a posse dos deputados, foi conv ocada imediatamente outra sessão para eleger a Mesa Diretora.


Além de tomarem posse, os deputados estaduais, também definiram a Mesa Diretora do próximo biênio (2023-2025). A formação para as cadeiras foi montada por uma chapa única, ou seja, um candidato para cada cargo na direção da Assembleia Legislativa da Bahia.
Empossado para o terceiro mandato, o deputado Antonio Henrique Júnior foi eleito como 3º vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, com 59 votos. A sessão foi conduzida pelo ex-presidente da Assembleia, Nelson Leal (PP). “Esse é um momento de muita alegria na minha vida. Tomei posse para exercer meu terceiro mandato parlamentar e continuar trabalhando, ainda mais, pelo Oeste e pela Bahia. Essa vitória é nossa. Agradeço a Deus e a todos vocês que acreditaram em nosso projeto”, agradeceu o deputado.


Com 61 dos 63 votos válidos, o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) foi reeleito para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).