Siga-nos

Policial

Tenente da PMBA é condecorado com medalha da ONU

A condecoração simboliza o reconhecimento da Organização das Nações Unidas aos constantes esforços de policiais pela manutenção da paz na República do Sudão do Sul…

Publicado

em

Condecoração

Através de ato administrativo realizado em Juba, no dia 17 de Novembro de 2022, 04 (quatro) policiais militares brasileiros desdobrados na Missão de Paz das Nações Unidas no Sudão do Sul, foram condecorados com a medalha da ONU pelos relevantes serviços prestados à manutenção da paz no mais novo país integrante da organização.

Dentre os condecorados, encontra-se o TEN PM LUIS SAMIR DOS SANTOS COSTA, integrante dos quadros da Polícia Militar do Estado da Bahia. A condecoração, que surgiu juntamente com a UNMISS em 2011 e desde março do ano subsequente vem sendo regularmente concedida aos Peacekeepers, simboliza o reconhecimento da Organização das Nações Unidas aos constantes esforços de policiais, militares e civis, pela manutenção da paz na República do Sudão do Sul, a democracia mais recente do mundo, que vem enfrentando desde antes da sua independência, problemas de cunho humanitário (insegurança alimentar, pessoas deslocadas internamente e refugiados), bem como graves questões de segurança interna (conflitos étnicos e religiosos).

Nas palavras do militar condecorado, “O propósito e todos os esforços realizados até aqui para a transformação da realidade e consolidação da paz no mais novo Estado do mundo, demonstram a comunhão de valores e responsabilidade social entre as Nações Unidas, as Corporações e Instituições (Civis, Militares e Policiais) de todas as partes do mundo, que de algum modo colaboram e fazem parte desta honrosa missão”

, finalizou.

O Sudão do Sul fica no norte do continente africano. Pertencia ao Sudão, mas conquistou sua independência em 2011. Apesar de ser uma nação jovem, tem feridas humanitárias gigantescas, resultado do caos dos conflitos internos. Em toda extensão territorial do país o que se vê é um cenário de miséria, fome aguda e de famílias de refugiados devastadas pela guerra.

As operações de manutenção de paz são desenvolvidas pela ONU para ajudar países devastados por conflitos. Conta com a atuação das tropas e investimento fundamental dos Estados-membros. As missões de paz têm atuado cada vez mais em conflitos internacionais e guerras civis.

Condecoração

Fala Barreiras