Siga-nos

LEM

Deputado Antonio Henrique Junior propõe novo Batalhão da Polícia Militar para Luís Eduardo Magalhães

Com o intuito de fortalecer a segurança em uma das cidades de maior crescimento econômico da Bahia, Antonio Henrique Junior solicita criação de novo BPM

Publicado

em

Segurança Pública na Bahia

Deputado Antonio Henrique Junior (PP) | Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

O deputado Antonio Henrique Junior (PP) recentemente propôs ao governador Jerônimo Rodrigues a criação de um novo Batalhão da Polícia Militar (BPM) para a próspera cidade de Luís Eduardo Magalhães. O parlamentar, em sua solicitação ao governador, reforçou seu pedido com dados socioeconômicos relevantes e convincentes, sublinhando a rápida expansão do município do Oeste da Bahia, estabelecido em 2000, que é hoje um dos que mais crescem do Brasil.

As estatísticas do IBGE citadas pelo deputado revelam um impressionante crescimento populacional de mais de 350% nos últimos 20 anos em Luís Eduardo Magalhães, com uma população atual que se aproxima dos 100.000 habitantes.

Luís Eduardo Magalhães é reconhecida como a sexta maior economia da Bahia, sendo responsável por uma expressiva parcela de 60% da produção de grãos do Estado. A renda per capita da cidade é uma das mais altas do país, e sua agricultura, pujante e diversificada, tem grande produtividade com grandes áreas irrigadas, destacando-se na produção de soja e algodão.

Entretanto, conforme observado por Antonio Henrique Junior, o desenvolvimento econômico e o crescimento, embora sejam sinais de progresso, também geram desafios na área de segurança pública. A cidade tem enfrentado ocorrências frequentes de crimes como tráfico de drogas, roubo de cargas de grãos, roubo de defensivos agrícolas, roubos de caminhão e conflitos agrários.

Atualmente, a cidade é atendida pelo 85º CIPM, cuja área de atuação é quase do tamanho do Estado de Sergipe. O deputado ressalta que, apesar de contar com uma população de 100 mil habitantes, Luís Eduardo Magalhães é uma das poucas cidades da Bahia com este índice populacional que não possui um Batalhão de Polícia.

Para corroborar seu pedido, Antonio Henrique Junior compara a população atual de Luís Eduardo Magalhães com cidades como Euclides da Cunha, Serrinha, Senhor do Bonfim, Irecê, Itaberaba e Guanambi, que possuem entre 84 a 88 mil habitantes e são servidas por Batalhão da PM. Além disso, a cidade encontra-se na divisa estadual, recebendo uma grande migração da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Da redação com informações do site da ALBA

Fala Barreiras