Siga-nos

Sem categoria

Ministra destaca ações para região durante Bahia Farm Show

Publicado

em

Virgília Vieira | Ascom Abapa

Na sexta-feira, a ministra foi recepcionada por representantes de entidades do agronegócio na Bahia Farm Show | Foto: Virgília Vieira

Na sexta-feira, a ministra foi recepcionada por representantes de entidades do agronegócio na Bahia Farm Show | Foto: Virgília Vieira

A maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Matopiba, a Bahia Farm Show, recebeu a visita, nesta sexta-feira, 6, da ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kátia Abreu, que falou com os produtores rurais sobre o Plano Agrícola e Pecuário 2015/2016, lançado esta semana pelo governo federal, e sobre as ações de infraestrutura para apoiar a região.

A ministra foi recebida pelos representantes das entidades do agronegócio, entre eles, o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abrapa), Celestino Zanella, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), João Carlos Jacobsen, o presidente da Aiba, Júlio César Busato, autoridades municipais, dentre outros. “A presença da ministra Kátia Abreu, nessa feira, vem coroar um trabalho de longas datas, realizada pelos produtores da região oeste, tendo em vista, o estreitamento das relações com os governos federal, estadual e municipal. É um privilegio tê-la aqui tão e acredito que com esse apoio, o Plano do Matopiba só se fortifica e crescer a cada dia”, ressaltou Zanella.

Kátia Abreu destacou o aumento do volume de recursos para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP), que contará com R$ 187,7 bilhões para investimento, custeio e comercialização na safra 2015/2016. “Além desse aumento no limite de valores, o mais importante do PAP é que, mesmo diante do ajuste fiscal, o governo federal está preocupado em investir na agricultura, demonstrando estar ao lado dos produtores.”

“A ministra tem feito um trabalho excelente, e está focada no Plano de Desenvolvimento do Matopiba. Acredito que a região oeste da Bahia está sendo muito prestigiada com essas visitas e muitas coisas poderão melhorar para a região”, disse João Carlos Jacobsen, que também destacou o esforço da ministra em relação ao Plano Safra.”O Plano Safra é um exemplo da dedicação, vimos o esforço e capacidade de sintetização e convencimento perante o governo que

acabou, de alguma forma, acreditando e defendendo um Plano maior, por acreditar que agricultura é o motor desse país, e assim, pode trazer um retorno com maior rapidez”, disse o Jacobsen.

Presidente da Abrapa e da Câmara Setorial do Algodão, João Carlos Jacobsen | Foto: Virgília Vieira

Presidente da Abrapa e da Câmara Setorial do Algodão, João Carlos Jacobsen | Foto: Virgília Vieira

Escoamento – A ministra falou ainda sobre os investimentos em infraestrutura para a região, a fim de melhorar o escoamento da safra. “Estamos trabalhando para concluir a Ferrovia Integração Oeste Leste (Fiol), que vai de Luís Eduardo Magalhães até Ilhéus e já está 61% concluída. Pretendemos terminá-la até o final do ano que vem. A BR-020, de Luís Eduardo e Barreiras, passando pelo Piauí e chegando até o Ceará, terá cerca de 470 quilômetros asfaltados com recursos do PAC 3, garantidos pela presidenta Dilma Rousseff e ainda pretendemos investir na duplicação da estrada estadual que sai de Barreiras, seguindo por Dianópolis, no Tocantins, e chegando até a Ferrovia Norte-Sul, para levar a safra para Porto Nacional, que será uma opção para o oeste da Bahia”, disse Kátia Abreu.

A ministra visitou os estandes acompanhada dos produtores | Foto: Virgília Vieira

A ministra visitou os estandes acompanhada dos produtores | Foto: Virgília Vieira

A ministra também elogiou a Bahia Farm Show. “Achei a feira maravilhosa. Os organizadores, produtores e pesquisadores estão todos de parabéns. Uma grande feira como esta significa aumento da produtividade no Brasil. Um exemplo é a primeira soja desenvolvida para a região do Matopiba e apresentada aqui na Farm Show, que com certeza aumentará a produtividade da região”.

Maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Matopiba, a Bahia Farm Show se estende até sábado (6), e espera uma visitação de 75 mil pessoas. No terceiro dia, a feira atingiu um público recorde em toda a história de suas edições, quando 19.262 pessoas circularam pelo Complexo em apenas um dia para conferir as novidades do setor do agronegócio.