Oeste
Novos povoados atendidos pela Embasa recebem orientações no oeste da Bahia


Com a conclusão das obras da extensão de rede para os povoados de Canafístula II e Caraíbas, no município de Serra Dourada, no oeste da Bahia, os moradores receberam, no início do mês, orientações da equipe social da Empresa Baiana de Águas e Saneamento da Bahia (Embasa). Cerca de 50 pessoas participaram dos dois encontros que esclareceram as dúvidas relacionadas ao tratamento e monitoramento da qualidade da água, consumo racional, contas de água e sobre as tarifas para a prestação do serviço. Este trabalho é desenvolvido pela Embasa antes de receberem as primeiras contas referente ao serviço de abastecimento de água.
O morador da Cana Fístula, Abner Pinheiro Maciel, 67, gostou das explicações principalmente sobre o consumo racional de água. “Todos precisam usar o necessário até mesmo por causa do meio ambiente e para não ser surpreendido na conta. Diferente de antes, hoje temos água em nossas casas e com qualidade”. José Teles dos Santos, do povoado de Cana Fístula II, está bastante satisfeito com a água tratada e canalizada levada pela Embasa. “Sou de uma época que precisava levar 12 latas de água em carro de boi. Sei contar todo o sofrimento que passamos com a falta de água”.
O gerente da Embasa em Serra Dourada, Deriomar Pinto da Silva, recomendou aos moradores destas localidades que evitem entroncar a rede da Embasa e outras formas de abastecimento. “É importante que os moradores mantenham as redes separadas para que a qualidade da água da Embasa seja mantida”. A equipe da Embasa também reforçou a necessidade do uso dos reservatórios dos imóveis e de entrar em contato com a Embasa em caso de vazamentos ou possíveis problemas na rede.
Expansão
A Embasa investiu R$ 50,2 mil, com recurso próprio, para implantar 4 mil quilômetros (km) de tubulação para beneficiar com água canalizada e tratada 175 pessoas nos povoados de Caraíbas e Cana Fístula , em Serra Dourada. Desde o ano passado, a empresa também estendeu a rede para os povoados de Baixa Verde, Barreiro das Pedras e São Caetano. Está em fase de conclusão as obras de ampliação para a localidade de Veredinha. Os povoados de Serra Dourada, assim como a sede do município, integram o sistema integrado de abastecimento de água de Santana, cuja estação de tratamento de água fica na localidade de Porto Novo. Este sistema atende, também, os municípios de Brejolândia, Canápolis e Tabocas do Brejo Velho, abastecendo, atualmente, cerca de 55 mil pessoas.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras (UNB)