Siga-nos

Agro

Fórum destaca Sustentabilidade na Pecuária do Oeste da Bahia

Publicado

em

Araticum

01Com o tema “A Pecuária na Era da Sustentabilidade”, o Fórum de Pecuária chega à sua 12ª edição consolidando-se como um dos maiores eventos do setor no Oeste da Bahia. O evento será realizado na próxima quinta-feira, 11, na Fazenda Japaranduba, em Muquém do São Francisco. Com a presença do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Cláudio Paranhos, o evento tem o objetivo de chamar a atenção dos pecuaristas para a importância da sustentabilidade na criação de gado da região, levando-se em consideração os pilares econômico, social e ambiental.

Organizado pela Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste), Fundação Solidaridad, Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), Fazendas Japaranduba e Profissional Agronegócios, o Fórum prevê um público de aproximadamente 150 pessoas, dentre pecuaristas e profissionais ligados à área. Com entrada gratuita, a palestra de abertura tem como tema “a Sustentabilidade na Pecuária Brasileira” e será realizada por Sheila Guebara, que representa o GTPS.

Segundo o presidente da Acrioeste, César Busato, que também vai compor a mesa de abertura do evento, o Fórum já se consolidou na região como um espaço de intercâmbio de novas técnicas e conhecimentos que possibilitam aumentar a produtividade e ser um suporte de informação para as dúvidas dos pecuaristas. “Ao trazer o tema Sustentabilidade, o Fórum destaca a necessidade de incorporar uma nova visão ao sistema produtivo, preocupado com a gestão da porteira para dentro, não agredindo ao meio ambiente, respeitando a legislação ambiental e trabalhista, mas também se importando com a sustentabilidade financeira do pecuarista”, afirma.

Disseminação
O Fórum será uma oportunidade para que sejam disseminadas as atividades do Programa Horizonte Rural, que em sua segunda etapa, iniciada este ano, vem promovendo capacitação e assistência técnica direta aos pecuaristas da região, visando apoiá-los em cinco eixos principais: gestão da propriedade, produção animal, legislação trabalhista, meio ambiente e relacionamento com a comunidade.

Márcio Oliveira, consultor da Profissional Agronegócios, vai explicar a parceria, que também engloba a Acrioeste, a Fundação Solidaridad e o GTPS, e apresentar um panorama da pecuária regional baseado em um levantamento realizado em 76 propriedades do Oeste da Bahia. “Será uma oportunidade ímpar para que os pecuaristas conheçam a situação atual da pecuária de corte no Oeste da Bahia”, afirma.

Ainda inseridos na programação do Fórum de Pecuária, Pieter Sijbrandij, coordenador mundial dos programas ligados à pecuária da Fundação Solidaridad discorre sobre “Associativismo na Atividade Rural”; André Dal Maso, da Profissional, apresenta o tema “A Pecuária de Corte no Oeste da Bahia”; e Thaís Amaral, da Embrapa Gado de Corte, expõe sobre “Boas Práticas na Pecuária de Corte”. Na oportunidade, serão apresentados 70 touros que estarão no leilão virtual da Fazenda Japaranduba, no dia 22 de setembro, às 21h.

Para outras informações e dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelos telefones: (77) 3611 5027 – Acrioeste e (77) 3613 6654 – Profissional Agronegócios. A Fazenda Japaranduba está localizada na BR -242, Km 620, entre Barreiras e Ibotirama.