Siga-nos

Oeste

Formosa do Rio Preto inclui a realização de exames específicos na rede pública de Saúde

Procedimentos que antes só eram realizados na rede particular ou fora do município agora são feitos de graça e na cidade…

Publicado

em

Formosa do Rio Preto

Prevenir é melhor que remediar. O sábio ditado popular foi colocado em prática em Formosa do Rio Preto, Oeste da Bahia, com a inclusão de alguns exames na rede municipal de Saúde. Procedimentos pouco ou nada invasivos e de alta eficiência no diagnóstico e tratamento de algumas doenças passaram a fazer parte da realidade do município.

No último fim de semana, pneumologistas, otorrinolaringologistas e cardiologistas que integram a equipe médica especializada do município realizaram, pela primeira vez em Formosa, testes de espirometria (função pulmonar) e laringoscopia (visão detalhada da laringe e da garganta). Já o holter 24 horas e mapa (espécie de eletrocardiograma contínuo por 24 horas, cuja finalidade é monitorar o ritmo cardíaco do paciente), que já eram realizados no município, ganharam reforço. Os exames ajudam a diagnosticar doenças e também a identificar fatores de risco, evitando, assim, problemas futuros.

Além desses, outros procedimentos, como eletroencefalograma, também já são oferecidos no Centro Municipal de Especialidades, para que pacientes indicad os para a realização não precisem se deslocar para outras cidades. A inclusão oferece maior agilidade no atendimento e reduz os custos do município com deslocamento para Tratamento Fora do Município (TFD).

“Procedimentos de alta complexidade que ainda não conseguimos realizar aqui serão mantidos e custeados pelo município em outras cidades, mas a ideia é ampliar o leque de oferta para que possamos cuidar cada vez mais dos nossos doentes em nossa cidade. Isso dá conforto ao paciente e eficiência no tratamento”, pontuou o prefeito Manoel Afonso de Araújo.

Além dos exames, são ofertadas as consultas com especialistas das áreas de ortopedia, neurologia, psiquiatria, urologia, cardiologia, reumatologia, pneumologia, otorrinolaringologia, anestesista, entre outros. “Todas as especialidades são importantes, mas neste período de pandemia de uma doença que acomete diretamente os pulmões, ter um pneumologista em nossa cidade nos dá certo alívio”, completa.

Formosa do Rio Preto

Dircom Formosa do Rio Preto

Pessoas de 52 a 53 anos serão vacinadas nesta quarta (23) em Barreiras

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43

Barreiras Notícias - Fala Barreiras