Siga-nos

Oeste

Deputado Antonio Henrique Júnior acompanha avanço da produção de cacau irrigado no oeste da Bahia

A Biofábrica tem mudas certificadas, a única do Brasil com essa característica

Publicado

em

O deputado Antonio Henrique Júnior, que sempre fez questão de apoiar a agricultura familiar e o desenvolvimento do produtor rural no oeste baiano, realizou essa semana, uma visita à área plantada com cacau irrigado da BioBrasil e pode conferir de perto o avanço no projeto de plantio do jardim clonal para produção de mudas de plantas aclimatadas para a região do Cerrado.

Durante a visita, o parlamentar fez questão de destacar o sucesso que o projeto já tem conquistado em toda a Bahia no ramo da cacauicultura e ressaltou o atual desenvolvimento em alta tecnologia da cadeia produtiva do cacau no oeste. Acreditamos no sucesso do projeto de desenvolvimento em alta tecnologia da cadeia produtiva do cacau em Riachão das Neves, Barreiras e municípios vizinhos”, destacou o deputado.

Vale destacar que a produtividade média obtida com o cacau irrigado do Oeste é de “no mínimo 200 arrobas por hectares”, com condições de mecanização agrícola por ser a área plana e utilização de alta tecn ologia para desenvolver a atividade. Em parceria com o produtor Moisés Schmidt, Farias, o proprietário da Fazenda Solaris, está transferindo a tecnologia da soja, algodão e milho para a produção do cacau. Juntos, com outros parceiros, eles criaram a BioBrasil, voltada para pesquisas e produção de mudas. A Biofábrica tem mudas certificadas, a única do Brasil com essa característica.

A empresa já tem uma estufa produzindo 260 mil mudas e outra em construção. O projeto é chegar no final de 2023 com capacidade de produzir 2 milhões de mudas ano, disse Farias. Com a agroindústria Cacau do Cerrado, ele produz nibs e chocolates com alto teor de cacau, dentro do conceito Tree to Bar, que significa da árvore à barra de chocolate, agregando valor à produção. Seu próximo desafio, é impulsionar a Coopercacau1000, cooperativa voltada para agricultura familiar com o objetivo de atender inicialmente um mil produtores do vale do rio Grande.